Nesta quinta-feira (20), o Balé da Cidade de Teresina lança a sua programação de aniversário de 30 anos com a estreia do espetáculo OCO. O espetáculo será apresentado no Teatro 4 de Setembro, às 19h, e os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla ou diretamente na bilheteria do Teatro.
Para Janaína Lobo, coordenadora artística do Balé da Cidade, uma companhia pública de dança chegar a três décadas de existência é algo importante a se comemorar.
“Completar 30 anos de uma companhia municipal de dança em si já é um feito muito importante. É um momento de celebração e reflexão. Promovemos esse encontro para celebrar a companhia municipal junto com Marcelo Evelin, que é o artista de Teresina mais reconhecido no Brasil e no exterior. Então, a estreia desse trabalho tem tudo para ser um momento muito bonito”, conta.
O espetáculo é uma criação do coreógrafo e multi-artista Marcelo Evelin, com colaboração de Bruno Moreno. OCO é uma celebração coletiva, que traz a comunidade, a ancestralidade e uma micro multidão para ascender essa dança como ritual dançado por tantas presenças.
“A coreografia reflete a condição de comunidade sem obliterar a autonomia pessoal de cada cidadão. Um lugar oco não como falta, mas como espaço aberto para outros preenchimentos, como excesso de espaço a ser preenchido pelo outro e por novos jeitos e maneiras. Um espaço expandido, escavado, ampliado, justamente para acolher o que vem sendo invisibilizado e possibilitar outras subjetividades”, explica o coreógrafo.
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem há 30 anos atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento da dança piauiense e democratizando o acesso à arte. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações e projetos, como apresentações públicas, conversas e formação continuada.
A Companhia tem importante papel na história da dança em Teresina impactando o crescimento da produção artística local e sendo referência em difusão e criação de espetáculos e formação de artistas e público. Atualmente a companhia conta a 21 integrantes e é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, por meio do contrato de gestão com a AABCT, organização social de utilidade pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo, aulas de Samuel Alvís e ensaios de José Nascimento.