Press "Enter" to skip to content

São Francisco do MA vai realizar Escuta Pública para elaborar plano de implementação da Lei Paulo Gustavo

Last updated on 20 de janeiro de 2024

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Maranhão será palco de uma escuta pública no próximo dia 16 de janeiro, a partir das 9h, para discutir a implementação da Lei Paulo Gustavo no município. A lei, que homenageia o ator e humorista falecido em 2021, tem como objetivo apoiar financeiramente projetos culturais diversos, inclusive com a temática do centenário da cidade, que será comemorado em 2024.

Anunciantes Somos Noticia

A escuta pública é uma iniciativa da Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do Departamento Municipal de Cultura e conta com a participação de todos os promotores de cultura do município como agentes e produtores de espaços culturais, cultura popular como grupos culturais de bumba-meu-boi, cantadores do reisado, cantadores de baião de cabaça, rodas de São Benedito, cantadores do divino, poetas repentistas do município, quadrilhas juninas, festas e comunidades tradicionais de matrizes africanas, capoeiras, culturas quilombolas, indígenas, artesanato, culinária típica, compositores e outras manifestações das culturas tradicionais ou populares, como literatura e oralidade, música, dança, artes cênicas, artes visuais, bordado e patrimônio cultural, material e imaterial. Além de outras culturas do município.

O evento visa a elaboração do Plano de Implementação da Lei Paulo Gustavo, que deverá definir os critérios, as modalidades e os valores dos recursos destinados à cultura local.

A Lei Paulo Gustavo foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023 e prevê um repasse de R$ 4 bilhões para estados, municípios e Distrito Federal aplicarem em ações culturais. A lei é uma continuação da Lei Aldir Blanc, que foi criada em 2020 para socorrer o setor cultural diante da pandemia de Covid-19.

A secretária municipal de assistência social, Helaine Wiselle, convida todos os interessados a participarem da escuta pública e contribuírem com o desenvolvimento da cultura em São Francisco do Maranhão. “É uma oportunidade única para os fazedores de cultura apresentarem suas demandas, suas propostas e suas ideias para celebrar o centenário da nossa cidade com muita arte e criatividade”, afirma.

Compartilhe este post
14Shares