Dentre os municípios do Piauí que não têm registros do novo coronavírus está Arraial, mesmo depois quatro meses da primeira infecção no estado. Com ele, outros cinco são os únicos em todo o estado a não terem casos confirmados.
O principal fator para a não existência de casos, segundo os gestores, foi a compreensão da população, que logo seguiu as recomendações necessárias desde o início da pandemia.
No boletim, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na última sexta-feira (24) o Piauí registrou 45.389 casos, sendo que dos 224 municípios, 218 possuem casos da doença.
Em Arraial, desde o início da pandemia, a prefeitura instalou barreiras nos limites da cidade, a exemplo de Francisco Ayres e Regeneração, como também Cajazeiras e Santa Rosa – todas com casos registrados de Covid-19.
“Proibimos a entrada de camelôs e de pessoas que vinham vender produtos na cidade. Conversamos com pastores e padres e pedimos para não ter os festejos esse ano, pois a maior parte das pessoas que vão para esse evento são do grupo de risco”, explicou a secretária municipal de Saúde, Nayane Porto.
Outro procedimento adotado foi a diminuição da carga horária de trabalho dos profissionais da Saúde e dos demais servidores do município. “Os testes em profissionais de saúde são realizados a cada cinco dias para tentar identificar alguma possível contaminação, pois eles estão na linha de frente”, informou.
No geral, já foram realizados em torno de 5 mil exames na população. As medidas usadas, segundo a secretária, têm surtido efeito “porque os moradores estão respeitando as regras de segurança em Saúde”.
Ao todo, seis municípios não têm registros confirmados do novo coronavírus, segundo dados da Sesapi: Arraial, Canavieira, Cristalândia do Piauí, Jardim do Mulato, João Costa e Riacho Frio
Compartilhe este post