A Prefeitura de Amarante, através do programa Cidade Empreendedora, realizou nessa sexta-feira (03) a I Feira AgroCultural do município, evento que contou com a participação de produtores e empreendedores da zona urbana e também de comunidades rurais . A programação teve também a presença de visitantes de outras cidades.
A Feira Agrocultural foi realizada no município em parceria com o Sebrae-PI, por meio da Sala do Empreendedor. De acordo com a gestão municipal, o foco é fortalecer as potencialidades disponíveis em Amarante.
Segundo a organização do evento, a iniciativa representa o início de uma grande jornada em benefício dos empreendedores com base no fortalecimento da economia local.
A produtora Maria Santana Ramos Ferreira falou ao Somos Notícia e destacou a importância do evento. “Estou achando muito bom, pois estou tendo a oportunidade de negociar os produtos que sei fazer como azeite e doce de banana”, afirmou.
A empreendedora Marta, da comunidade Mimbó , levou seus produtos para vender durante a feira. Ela falou com empolgação sobre o encontro dos empreendedores locais. “É uma grande exposição! É uma satisfação vermos todos os empreendedores juntos, todos nas suas atividades artesanais. A gente fica feliz com essa oportunidade. Estamos com nossas vendas de jogo americano, luvas, porta-quentes. A empreendedora informou que está lançando um site para comercialização dos produtos.
O secretário de Cultura, Ronaldo Brandão, assegura que o município tem grande potencial em todas as linhas de produção. O evento, segundo ele, era o que faltava aos empreendedores. “É com muita alegria que, com todo o apoio da prefeitura, da sala do empreendedor, da agricultura e da cultura, estamos promovendo esta primeira feira. Nós vemos o potencial da nossa gente em diversas linhas de produção. O que estava faltando ao nosso povo era justamente esse apoio da prefeitura em oportunizar que todos mostrem seus produtos para que possamos dar o segundo passo,”
O programa Cidade Empreendedora assume papel importante na realização da I Feira Agrocultural, segundo o agente de desenvolvimento, João Pedro. “Hoje, o que temos é uma verdadeira vitrine, e todos estão muito contentes. Constatamos que, realmente, a realização é positiva para o município, e o que observamos é que os produtores estão satisfeitos. Somos muito gratos pela ação do projeto Cidade Empreendedora, por meio do Sebrae-PI, em nossa cidade”, disse ele.
Com a ação, o município destaca a valorização do recurso local como forma de fortalecer negócios e possibilitar o crescimento econômico.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae-PI, Patrícia Lemos Vaz Campos, falou ao Somos Notícia que Amarante merece uma atuação diferenciada em razão da sua potencialidade turística. “O projeto Cidade Empreendedora tem esse papel de trabalhar com a gestão pública as potencialidades de cada município, seja na cultura, no artesanato, nas belezas naturais ou até mesmo na sua história, e Amarante foi escolhida para trabalharmos o turismo porque merece uma atuação diferenciada em razão da sua potencialidade, e com esta festa estamos dando o pontapé inicial para este trabalho”, disse ela.
Para o agente de Desenvolvimento de Amarante, Chico Neto, a gestão precisou ir em busca de empreendedores que pudessem fazer a diferença no setor de empreendedorismo. “A gente não tinha dimensão do que Amarante poderia produzir, e a partir desse trabalho que está sendo feito temos que enaltecer e fazer justiça com as pessoas que participam. Não posso deixar de exaltar nosso prefeito Diego Teixeira em razão da visão empreendedora que ele tem e que vai deixar um legado para Amarante. O foco da gestão tem sido ir atrás daquelas pessoas que podem fazer a diferença, não apenas o grande comerciante, mas o pequeno empreendedor do nosso município: aquele que está na roça e traz o ovo caipira e uma abóbora, pois são essas pessoas que colocam a comida na nossa mesa”
A estudante do curso técnico em Agronegócios, Maria de Fátima da Conceição, esteve presente na feira acompanhada dos estudantes Betânia e Daniel. Eles representaram a Escola Agrícola de Regeneração. Segundo Maria de Fátima, o pequeno empreendedor é quem move a economia local.
“É um incentivo promissor aos empreendedores desta cidade. Eles sabem do grande incentivo que têm, e essa é a oportunidade de mostrarem que a vida continua, independente das dificuldades. Eles movem a economia dos nossos municípios e do nosso país. É sem dúvida algo maravilhoso”, disse ela.
Acompanhado da esposa Ana Tércia, que também é secretária de Assistência Social, o prefeito Diego Teixeira disse ao Somos Notícia que a feira representa um instrumento que oportuniza o sucesso dos empreendedores locais.
“Com esta feira, a gente busca oportunizar aos nossos produtores que eles apresentem sua produção à comunidade local e aos visitantes de outras cidades, de modo que possam vender. A gente tem que, realmente, olhar para o futuro e incentivar cada vez mais a produção e o comércio, como também a agricultura e a cultura, que é uma das mais ricas do Piauí e nós temos que potencializar ao máximo”, afirmou o gestor.
Iniciado em março de 2022, o programa Cidade Empreendedora tem levado a produtores do Piauí a oportunidade de empreender em parceria com as prefeituras. A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae-PI, Patrícia Lemos, assegura que um dos propósitos do programa é “fazer com que os municípios sejam fortes economicamente, dando oportunidade às pessoas no próprio município ampliando o benefício às empresas para que sejam auto sustentáveis.”
A I Feira Agrocultural de Amarante foi realizada na praça da prefeitura, espaço com exposição de produtos das áreas de Horticultura, Piscicultura, Alimentação e Agricultura, e ainda de artesãos do município. O evento teve praça de alimentação e serviços públicos do município. A feira teve animação de palco do apresentador Oliveira Marrom e ainda animação musical de bandas locais.
Vídeos: Gisele Duarte | Somos Notícia
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post