As equipes de resgate estão correndo contra o tempo para retirar os sobreviventes dos destroços de uma colisão de trem no leste da Índia, já que o número de mortos subiu para mais de 230 pessoas.
Cerca de 900 pessoas ficaram feridas no acidente no distrito de Balasore, no estado oriental de Odisha, disse Pradeep Jena, principal autoridade administrativa do estado. A causa estava sob investigação.
Centenas de outras pessoas ficaram presas dentro de mais de uma dúzia de vagões danificados durante a noite em um dos acidentes ferroviários mais mortais do país em duas décadas.
O acidente, que aconteceu a cerca de 220 quilômetros (137 milhas) a sudoeste de Calcutá na noite de sexta-feira, levou a cenas caóticas quando as equipes de resgate subiram nos trens destruídos para quebrar portas e janelas usando tochas para libertar os sobreviventes.
Sudhanshu Sarangi, diretor do corpo de bombeiros de Odisha, disse que era possível que as pessoas estivessem presas embaixo, mas era improvável que ainda estivessem vivas.
“Por volta das 22h (sexta-feira), conseguimos resgatar os sobreviventes. Depois disso, tratava-se de recolher cadáveres”, disse ele. “Isso é muito, muito trágico. Nunca vi nada assim na minha carreira.”
Dez a 12 vagões de um trem descarrilaram e os destroços de alguns dos vagões mutilados caíram em um trilho próximo, disse Amitabh Sharma, porta-voz do ministério ferroviário.
Os destroços foram atingidos por outro trem de passageiros vindo da direção oposta, fazendo com que até três vagões do segundo trem também descarrilhassem, acrescentou.
Um terceiro trem de carga também estava envolvido, informou o Press Trust of India, mas não houve confirmação imediata das autoridades ferroviárias. A PTI disse que alguns dos vagões de passageiros descarrilados atingiram os carros do trem de carga.
Dezenas de corpos, cobertos por lençóis brancos, jaziam no chão perto dos trilhos do trem enquanto moradores e equipes de resgate corriam para ajudar os sobreviventes.
Equipes de resgate e policiais continuaram vasculhando as ruínas na manhã de sábado, enquanto a operação de busca continuava, em meio a temores de que o número de mortos provavelmente aumentaria ainda mais.
Dezenas de pessoas também compareceram a um hospital local para doar sangue.
Autoridades disseram que 1.200 equipes de resgate trabalharam com 115 ambulâncias, 50 ônibus e 45 unidades móveis de saúde durante a noite no local do acidente.
O sábado foi declarado dia de luto em Odisha quando o ministro-chefe do estado, Naveen Patnaik, visitou o distrito para encontrar passageiros feridos.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post