Celebramos nesta quarta-feira, 06 de novembro, o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Uma justa homenagem aos voluntários que, de forma espontânea e sincera, contribuem para a divulgação dos valores e das ações da Instituição, fortalecendo a imagem da Marinha e seu papel no desenvolvimento nacional.
O Almirante ingressou na Escola Navalem 1937, quando esta estava sediada na Ilha das Enxadas, e formou-se em 1941, na Ilha de Villegagnon. Ao longo de sua brilhante carreira, o Almirante realizou algumas ações destacáveis, como:
- a implementação do Programa Nuclear da Marinha;
- Implementação do Programa Antártico Brasileiro;
- criação do Corpo Auxiliar Feminino da Marinha;
- dinamização da Sociedade de Amigos da Marinha.
Quando foi transferido para a reserva, o Almirante exerceu a função de Diretor da Petrobras, em 1991. O militar também foi nomeado como Patrono do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, quadro criado por ele. O Almirante Maximiano Eduard Reis Fonseca faleceu em 03 de abril de 1998, no Rio de Janeiro.
Também visa difundir os valores da Marinha entre as organizações nacionais, as quais contribuem para o cumprimento da missão constitucional da força naval, e a manutenção da soberania brasileira sobre seu mar territorial e sua Zona Econômica Exclusiva, bem como a proteção do litoral e das águas interiores do país.
A missão da Marinha vai muito além da atividade técnico-militar, dentro dos seus navios. Assim, a contribuição de servidores civis e militares, os quais firmam acordos de cooperação e publicidade, contribuem para o fortalecimento da imagem da instituição perante a sociedade civil.
Texto: Karla Neto
Compartilhe este post