Nesta quarta-feira(20), é celebrado o Dia do Biomédico. A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente.
A biomedicina é uma área da saúde que estuda doenças humanas, desenvolve e aplica técnicas de diagnóstico e tratamento. Os biomédicos trabalham em laboratórios e clínicas, realizando pesquisas e análises de material humano para identificar alterações e doenças. Após a investigação, eles elaboram e assinam laudos com os resultados.
A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente.
De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica.
O Dia do Biomédico foi criado com a publicação do Decreto Lei nº 11.339/06 — que em seu artigo 1º, determinou a celebração anual em 20 de novembro, fazendo referência à data em que a profissão foi regularizada no país.
Para quem ainda se pergunta o que é Biomedicina, trata-se de uma área da saúde dedicada ao estudo, pesquisa e análise de doenças humanas com foco em descobrir as causas, efeitos, aspectos ambientais e assim, aprimorar e desenvolver tratamentos.
Texto: Karla Neta
Compartilhe este post