Last updated on 14 de novembro de 2025
A passagem de um tornado na tarde de sexta-feira (7) arrasou cerca de 80% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, resultando em cinco mortes confirmadas e deixando centenas de feridos. Duas pessoas desaparecidas ainda estão sendo procuradas pelas equipes de resgate na cidade.
O fenômeno causado pelo nascimento de um ciclone extratropical atingiu o município por volta das 17h30 e foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. A força da tempestade causou tamanha destruição em Rio Bonito do Iguaçu que o cenário foi comparado a uma “situação de guerra” pela Defesa Civil e bombeiros.
A devastação em Rio Bonito do Iguaçu inclui casas destelhadas, imóveis danificados, postes de energia derrubados e veículos encontrados sob os escombros, segundo o relato de autoridades.
As autoridades confirmaram cinco óbitos até o momento, sendo quatro em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Mais de 400 vítimas do temporal ficaram feridas, das quais nove apresentaram ferimentos graves e precisaram de cirurgia.
A população afetada com o tornado também enfrenta problemas de infraestrutura: quase 4 mil imóveis estão sem energia elétrica e o fornecimento de água foi prejudicado. Um hospital de campanha foi instalado na cidade para atendimento emergencial, e feridos foram encaminhados a hospitais de municípios vizinhos.
O governador Ratinho Junior e outras autoridades estaduais se deslocaram para Rio Bonito do Iguaçu, que tem cerca de 14 mil habitantes, para acompanhar a situação de perto. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar mobilizaram equipes na busca e resgate, priorizando o salvamento neste momento.
Com informações da BBC
Compartilhe este post
