O Detran-PI fez o recolhimento de 71 motos do pátio do órgão, em Amarante, na manhã desta quinta-feira (28). Segundo informações, veículos já haviam sido furtados do estabelecimento.
A decisão, segundo o diretor do órgão – Lucídio Alves de Sousa, reflete uma medida de segurança na tentativa de evitar os furtos que vinham ocorrendo, conforme divulgou o Somos Notícia em fevereiro deste ano.
Um documento encaminhado pelo Ministério Público ao Detran-PI, em Teresina, confirmou a ocorrência dos roubos e pedia a remoção imediata dos veículos em razão da insegurança no órgão, em Amarante.
Ainda no documento, o Ministério Público diz também que os veículos roubados estavam sendo utilizados para a prática de infrações.
“Atualmente, as motocicletas furtadas vêm servindo de ferramentas para a prática de infrações mais graves como roubos e furtos, fato que acentua o número de delitos, bem como a descrença da população local nas instituições públicas que velam pela segurança”, diz o documento.
O diretor do Detran, em Amarante, Lucídio Alves de Sousa, diz que a medida traz certa tranquilidade ao órgão. “As motos foram levadas por uma empresa terceirizada para Floriano. Não era certo esse tanto de motos no pátio, onde havia veículos que estavam recolhidos há quase 4 anos. Essa situação deixava a gente preocupado.”
Todos os veículos, segundo o diretor, são recolhidos por atraso na documentação. “As motos usadas na prática de crimes são apreendidas pela polícia e deixadas na delegacia, mas as que são apreendidas por atrasos em documentos são deixadas no pátio do Detran”, finalizou.
Dos furtos que já aconteceram no Detran de Amarante, três foram confirmados pela Polícia Civil de Amarante, que numa ação conjunta com a Polícia Militar, recuperou duas motos. Os casos aconteceram em janeiro deste ano.
“Tomamos conhecimento de que houve outras subtrações, mas elas não foram formalizadas com Boletim de Ocorrência. Ainda em janeiro, conseguimos recuperar duas de três motos furtadas do pátio do Detran”, afirmou o delegado de Polícia Civil de Amarante, Otony Nogueira Neto.
Fotos: Leomar Duarte