Um detento de 29 anos, identificado como Felipe da Silva Alves de Araujo, morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após apresentar convulsão, gerando questionamentos sobre o atendimento médico na cadeia pública de Altos. A família alega que o homem não recebeu tratamento adequado para os problemas de saúde que apresentava desde setembro de 2024.
Interno com problemas de saúde
Felipe estava preso desde maio de 2024 e, conforme relatado pela esposa, Amanda Gomes, começou a apresentar manchas escuras na pele, queda de cabelo e coceira em setembro. A família solicitou atendimento médico diversas vezes, mas alega que ele só recebeu soro durante esse período. Em 23 de janeiro de 2025, Felipe foi internado no HUT com uma crise convulsiva. Um relatório do hospital indicou que o quadro poderia se tratar de neurossífilis, embora o diagnóstico não tenha sido confirmado.
A piora e o óbito
Após internação por causa da convulsão, o quadro do detento Felipe piorou, e ele precisou ser intubado. Ele permaneceu no hospital por 18 dias, vindo a falecer no domingo, dia 9. A declaração de óbito do Instituto de Medicina Legal (IML) apontou asfixia, crise convulsiva e epilepsia como causas da morte. O homem deixa três filhos, de nove, quatro e dois anos.
Reclamações da família
A esposa de Felipe relatou que, em visitas à cadeia, notou que o marido havia emagrecido e estava com manchas no corpo. Segundo ela, o rapaz só recebeu atendimento adequado quando apresentou a crise convulsiva. “Ele sentia dor e coceira. Teve queda de cabelo e ficou cheio de manchas também… Eu chorei e me humilhei pedindo pra ele ser atendido direito e nada”, relatou Amanda.
Resposta da Secretaria de Justiça
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou, por meio de nota, que foram prestadas todas as assistências necessárias ao interno da cadeia pública e que ele foi levado ao HUT, onde veio a óbito. A causa da morte está informada na Declaração de Óbito.
Nota da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí
A Secretaria da Justiça informa que foram prestadas todas as assistências necessárias ao interno da CPA – Cadeia Pública de Altos e o mesmo foi levado ao HUT – Hospital de Urgência de Teresina, ficando internado desde janeiro/2025 e veio a óbito no hospital. A causa da morte está informada na Declaração de Óbito fornecida pelo hospital e entregue à família.
O crime
Felipe da Silva foi preso em maio de 2024 por roubo majorado. Segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), ele e um comparsa roubaram uma motocicleta e um celular em dezembro de 2023.
