A Polícia Federal deflagrou a Operação Conflictus na manhã desta terça-feira (27) para investigar um esquema criminoso de desvio de recursos públicos em Jardim do Mulato, a 135 km de Teresina. Os valores desviados seriam do Fundo de Assistência Social e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Entenda a Operação Conflictus e o esquema investigado
A investigação da PF apontou para movimentações financeiras suspeitas entre um núcleo de empresários e agentes públicos do município de Jardim do Mulato. Segundo as apurações, uma empresa contratada pela prefeitura realizava transferências irregulares diretamente para o fiscal responsável pelos contratos. A polícia suspeita que esses valores foram usados para o pagamento de vantagens indevidas a servidores e agentes políticos.
Conforme a Polícia Federal, o esquema, que continua sob análise, apresenta indícios de corrupção e lavagem de dinheiro. As irregularidades investigadas teriam ocorrido entre os anos de 2021 e 2024.
Ações da Polícia Federal em Teresina e Jardim do Mulato
Nesta terça-feira, policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados nas cidades de Teresina e Jardim do Mulato.
Crimes apurados e objetivos da investigação
Os supostos crimes envolvidos na investigação incluem desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A Polícia Federal informou que “as ações de hoje visam interromper a prática criminosa, reunir provas que fortaleçam a investigação e identificar outros envolvidos, tanto agentes públicos quanto particulares”.

Com informações do g1
Compartilhe este post
