Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro, assumiu a presidência interina da Venezuela nesta segunda-feira (5). A cerimônia ocorreu na Assembleia Nacional do país, após a captura de Maduro por forças dos Estados Unidos no sábado (3).
Jorge Rodríguez, irmão de Delcy, presidiu o juramento. Nicolás Maduro Guerra, filho de Maduro, também esteve presente na solenidade.
Durante a cerimônia, Rodríguez afirmou que assume o cargo com “dor, mas com honra”. Aos 56 anos, ela é reconhecida por suas fortes ligações com o setor privado e atuação no partido governista.
Também tomaram posse 283 parlamentares eleitos em maio do ano passado. A única parlamentar ausente foi a primeira-dama Cilia Flores, que está sob custódia dos EUA.
Delcy Rodríguez assume presidência interina da Venezuela
No domingo (4), as Forças Armadas da Venezuela publicaram uma nota reconhecendo Delcy Rodríguez como presidente interina. A instituição militar declarou apoio ao novo governo.
“Nesse mesmo espírito, o Governo Bolivariano garantirá a governabilidade do país, e nossa instituição continuará a empregar todas as suas capacidades disponíveis para a defesa militar, a manutenção da ordem interna e a preservação da paz”, destacaram os militares.
A Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela ordenou, no sábado (3), que Delcy Rodríguez assumisse interinamente o comando do país. A decisão veio na ausência de Nicolás Maduro, capturado pelos Estados Unidos.
Com informações da CNN
Compartilhe este post

Be First to Comment