O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) às 6h20 deste sábado (22) na superintendência da corporação, em Brasília. A ação é um medida cautelar, e não cumprimento de pena, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de preservar a ordem pública.
O comunicado da PF confirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva.
A determinação judicial acontece em um contexto sensível, uma vez que o ex-chefe do Executivo já havia cumprido mais de 100 dias em prisão domiciliar, imposta anteriormente pelo ministro do STF Alexandre de Moraes por descumprimento de medidas cautelares no âmbito da Petição 14.129.
Em relação à iminente execução de uma pena de 27 anos e três meses, a defesa do ex-presidente já havia solicitado ao STF a substituição do regime fechado por prisão domiciliar de caráter humanitário, alegando que o encarceramento representaria uma ameaça à sobrevivência de Bolsonaro.
O ex-presidente ficará em uma sala de Estado, ambiente reservado a ex-presidentes e autoridades de alto escalão.

Be First to Comment