As mudanças realizadas na Legislação Eleitoral para 2020 foram debatidas na Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco do MA nessa quinta-feira (12).
Um dos objetivos do evento foi o esclarecimento de dúvidas de pré-candidatos, gestores e agentes públicos. O discurso abordou de modo enfático o que não deverá ser feito em 2020 para evitar problemas com a Justiça Eleitoral.
Para debater com os pré-candidatos, foi convidado o advogado Alexandre Nogueira. Segundo ele, a maior mudança em 2020 é que não haverá mais coligações de partidos políticos para disputa dos cargos de vereadores.
“Talvez esta seja a grande novidade das eleições de 2020. Tivemos também alterações acerca do preenchimento das vagas de vereadores nas câmaras. Os partidos que não obtinham quociente eleitoral sem atingir a votação mínima para preencher uma vaga nas câmaras de vereadores ficaram de fora da disputa, e agora vão disputar. Esta talvez tenha sido a segunda grande novidade”, disse ele.
O palestrante informou durante o debate que não haverá mais serviços de carro volante fazendo a propaganda eleitoral. “Isso só será possível se o candidato estiver dentro do carro falando com a população”, frisou.
Estas, segundo o advogado, “são as modificações que estão provocando o maior número de discussões acerca de como proceder no planejamento das eleições municipais de 2020”.
O pré-candidato a vereador, Zé Carlos, fez uma avaliação positiva do debate. “O evento trouxe informações importantes sobre a mudança na legislação. Para o sucesso das eleições, nós precisamos trabalhar juntos seguindo as orientações repassadas.”
O debate aconteceu das 18h às 20h, contando também com a presença do pré-candidato a vereador de Amarante Rudifran Ferreira e do representante de partido Jose Paulo de Sousa.
Colaboração: Vando Clepi















Be First to Comment