Todo mundo quer evitar complicações para o organismo, principalmente doenças que podem prejudicar seriamente a saúde. Para evitar problemas dentários, por exemplo, é fundamental ter cuidados diários com os dentes, como os que veremos neste artigo.
A boca é um órgão fundamental do nosso corpo humano. Além de ser responsável pela fala, por exemplo, a boca também é a primeira parte do processo digestivo.
Mas, para que o processo digestivo iniciado na boca funcione da maneira adequada, a presença dos dentes, bem como sua qualidade, é indispensável.
Afinal, são essas estruturas que são responsáveis pela mastigação e trituramento dos alimentos ingeridos, facilitando o restante do processo.
Mais ainda, o cuidado com a estrutura bucal pode ser responsável pela prevenção e controle de diferentes doenças sistêmicas, como pneumopatias, endocardite e diabetes.
Além disso, os dentes têm um papel importante para a autoestima, visto que o sorriso costuma ser o cartão de visitas de qualquer pessoa.
Por isso, para manter esses dentes qualificados é fundamental cuidar bem deles, tendo práticas que devem ser estimuladas todos os dias.
Na sequência, selecionamos 6 dicas de como você pode cuidar da saúde dental para qualificá-los.
1 – Faça a higienização bucal todos os dias
Para começar, é fundamental falar sobre a higienização bucal, que é o principal ponto para manter a saúde bucal e evitar inflamações na cavidade oral.
Quando falamos em higienização bucal, estamos abordando o processo de limpeza dos dentes, principalmente após as refeições.
Nesse sentido, a ação mais importante desse processo é a escovação de estruturas como os dentes, língua e gengiva.
Com essa prática sendo executados diversas vezes ao dia, principalmente após as refeições, você reforçará a higienização e controlará a proliferação da flora microbiana existente na cavidade – que pode se multiplicar e originar cáries e gengivites, por exemplo.
A limpeza ajuda no fortalecimento dos dentes, evitando série de problemas bucais, até mesmo a perda dos dentes, o que tornaria necessário a utilização de implante dentário.
Além desse problema mais grave, outras situações que podem ser evitadas com uma boa higienização bucal diária são:
- Cáries;
- Formação da placa bacteriana;
- Tártaro;
- Doenças gengivais.
2 – Faço o uso do fio dental
Para complementar a escovação, o uso do fio dental é indispensável. Esse elemento permite a remoção de restos de alimentos entre os dentes, que ficam presos após as refeições e que a escova não é capaz de alcançar.
Para quem utiliza algum modelo de aparelho dentário, como o aparelho invisivel, essa prática é ainda mais importante.
Isso porque, ao não retirar os restos de alimentos presos aos aparelhos, as inflamações são favorecidas e a qualidade do tratamento fixo é prejudicado.
Já nas estruturas móveis, o processo de higiene precisa ser atento para não acumular bactérias na estrutura, devendo ser feito separadamente e adequadamente guardado.
3 – Troque as escovas de dente regularmente
Como dissemos, a escovação é um processo fundamental para a qualidade da mucosa oral. Entretanto, é fundamental verificar, regularmente, como estão as suas escovas e demais itens que ajudam nesse processo.
Para se ter uma ideia, com o passar do tempo e com o uso contínuo das escovas, esse instrumento tende a ficar desgastado.
Por isso, é muito importante fazer a troca periodicamente, no máximo a cada 3 meses, especialmente pessoas que estão passando por um tratamento odontológico, como a lente de contato dental, dando prioridade às cerdas extra macias.
4 – Reforce a escovação no período noturno
A saliva é um elemento que ajuda no trabalho da limpeza natural dos dentes, evitando o acúmulo de bactérias, além de proteger os dentes contra uma série de problemas bucais e regular o pH da mucosa.
Ao ir em uma consulta, mesmo que seja para verificar a possibilidade e valor de um implante dentario, o dentista realizará a avaliação da cavidade e poderá indicar, além de processos de limpeza, a ingestão de água e para priorizar a escovação noturna.
Isso porque, enquanto dormimos, o organismo diminui a produção de saliva, o que prejudica a limpeza natural da boca, tornando possível a proliferação de bactérias.
5 – Tenha o acompanhamento odontológico de qualidade
Para que todos esses cuidados sejam reforçados, contar com profissionais especializados em saúde bucal é fundamental. Nesse sentido, é muito importante ter consultas regulares com dentistas.
Com a regularidade nas consultas, pelo menos uma vez a cada semestre, a avaliação necessária sobre como está a saúde bucal e a limpeza complementar nos dentes podem ser realizadas.
Além disso, o profissional pode verificar a necessidade/interesse de alguma intervenção odontológica, como o clareamento dental.
6 – Procure por tratamentos odontológicos
Para finalizar, uma solução interessante para que a saúde dos dentes seja qualificada e o sorriso esteja melhor estruturado, é procurar por tratamentos odontológicos que podem ser de interesse – ou mesmo necessário.
Existem diferentes tipos de tratamentos odontológicos, que podem ser a solução em diferentes períodos da vida ou de aspectos que geram incômodos na socialização, por exemplo.
O uso de aparelhos, como o aparelho dental invisivel, por exemplo, é uma solução muito interessante para problemas estruturais, como os dentes separados e mordida cruzada, identificados pelo dentista ou mesmo por incômodos dos pacientes – promovendo um melhor alinhamento.
Assim, caso sinta a necessidade de mudar algo, essa pode ser uma solução a ser verificada junto ao profissional de modo a conciliar ainda mais saúde e beleza ao sorriso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.
Compartilhe este post