Last updated on 1 de setembro de 2025
– Tópicos –
Amarante realizou neste sábado (30) o Dia C – Dia de Cooperar, um movimento que reúne ações voluntárias para oferecer serviços gratuitos à população e reforçar os princípios do cooperativismo. O evento, organizado pela Cooperativa Educacional de Amarante (CTE) com a participação de diversas cooperativas e parceiros locais, destacou a força da união para promover o bem-estar e gerar oportunidades na região.
O Dia C em Amarante, com união e oferta de serviços
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Amarante (CTE) foi a anfitriã do Dia C, um dia dedicado à solidariedade e ao compromisso com o bem comum. José de Arimatéia, superintendente do Sescoop/Piauí, ressaltou a contribuição do colégio CTE no papel educacional, afirmando que “é um papel fundamental do estado e do município, e ela contribui nesse processo”. Ele destacou ainda que as cooperativas atuam “com amor, carinho e sempre com o maior respeito pela comunidade”, sendo o interesse e a interação com a comunidade um dos pilares do cooperativismo.
A força do cooperativismo e o impacto na Educação
Leonardo Eulálio, representante do Sistema OCB Piauí, definiu o cooperativismo como “um princípio de vida” onde as pessoas se unem para se fortalecer. Ele mencionou que o Piauí possui 19 cooperativas educacionais, com Amarante se destacando pelo seu trabalho, onde “professores se juntam, formam uma cooperativa e administram o negócio coletivamente”. Segundo Eulálio, o sistema OCB busca “transformar a educação através do cooperativismo”.
A solenidade contou com a fala da Diretora Pedagógica do colégio CTE, Audenira de Góis Nunes, que salientou: “O Dia C é mais do que uma celebração; é a concretização de um princípio que carregamos no coração: a cooperação”. Ela reforçou que “o conhecimento, a solidariedade e o cuidado compartilhado nos tornam mais fortes e conscientes de que não caminhamos sozinhos”. A presidente da cooperativa, Rita de Cássia, complementou que o cooperativismo ensina que, “quando unimos esforços, conseguimos ir além das nossas próprias limitações”.
Gestor municipal exalta a iniciativa
O prefeito de Amarante, Professor Adriano, participou do evento. Além de manifestar ao Somos Notícia o apoio da gestão municipal ao evento, ele exaltou a programação e considerou que a iniciativa reflete o verdadeiro espírito de Amarante.
“O (colégio) CTE e seus parceiros estão fazendo um trabalho incrível ao promover ações voluntárias que fortalecem nossa cidade. O ‘Dia de Cooperar’ é uma iniciativa que reflete o verdadeiro espírito de Amarante. Estou orgulhoso de ver Amarante se unir em torno dessa causa, reforçando os valores de solidariedade, união e cooperação que são tão essenciais para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse ele ao site.
Variedade de Serviços Gratuitos Marcam o Dia C em Amarante
O evento disponibilizou diversos serviços gratuitos à comunidade, com a colaboração de diversas cooperativas e parceiros. Welton Naat, que é coordenador do Conselho Fiscal do Colégio CTE, explicou que o Dia C está fundamentado no sétimo princípio do cooperativismo, “o interesse pela comunidade”. “O movimento une ações voluntárias para prestar serviços à comunidade, visando semear a ideia do cooperativismo”, afirmou.
Entre os serviços oferecidos, estavam:
- Saúde: Atendimento com profissionais de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Neuropsicopedagogia, Educação Física, Enfermagem e Odontologia.
- Beleza e Autocuidado: Designer de sobrancelhas, maquiagem express e dicas de automaquiagem.
- Orientação Jurídica: Assessoria em questões gerais, previdenciárias, para mães atípicas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Educação e Informação: Orientações educacionais gerais e ações da equipe de endemias, com a presença de algumas faculdades.
- Serviços Financeiros: Atendimento de cooperativa de crédito, educação financeira, informações sobre Cadastro Único e Bolsa Família.
- Atividades para Crianças: Programa Criança Feliz com dinâmicas para a primeira infância, além de espaço kids com pipoca, algodão-doce e pula-pula.
- Serviços de Documentação: Emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento para moradores de Amarante-PI.
O evento também marcou a apresentação da Cooperativa Escolar de Lanches – COOPLANCHES CTE, uma iniciativa fictícia e educacional que visa proporcionar aos estudantes a vivência prática do cooperativismo, desenvolvendo valores como solidariedade, democracia e autogestão. José de Arimatéia reiterou a importância desse modelo, afirmando que na CTE “temos ensino de qualidade humanizado, feito por pessoas, não por empresários, mas por professores que são donos do próprio negócio”.
A força do cooperativismo em Amarante
Leonardo Eulálio concluiu que eventos dessa magnitude servem para “alertar e despertar nas pessoas a necessidade da união para que possam gerar cada dia mais oportunidades de trabalho”.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
