Crescimento dos Bancos Digitais na Pandemia: como foi?

Brasil

Desde que foram tomadas as medidas de isolamento social durante a pandemia, instituições financeiras digitais tiveram amplo crescimento. Mais do que isso, aumentou a demanda por formas de lidar com problemas diários sem necessidade de sair de casa. Por exemplo, serviços de entrega também cresceram muito. Afinal, com o fechamento do comércio, impossibilitados de sair de casa, todo mundo precisou buscar tais alternativas. Então, focaremos agora em como o setor financeiro, principalmente os bancos digitais reagiram.

Dessa forma, você poderá ver quanto potencial eles também tem no futuro próximo. Depois, se ficar interessado, pode abrir uma conta em um desses bancos. Confira os detalhes a seguir!

Dados do Crescimento
Antes de mais nada, vejamos alguns dados que mostram o crescimento dos bancos digitais.
Segundo a UBS Evidence Lab, um grande número de downloads de apps para bancos digitais foi feito em 2020. Maior do que a quantidade feita para bancos tradicionais.

Atualmente, estima-se que são mais de 60 milhões de contas por usuários em todo o país. Vale lembrar que algumas pessoas tem duas ou mais contas digitais em bancos diferentes.

A fim de entender melhor esse crescimento, peguemos um banco digital específico: O Inter.
Um dos primeiros bancos a deixar de ser tradicional para tornar-se digital, também cresceu muito durante a pandemia. Anteriormente era chamado Intermedium.

No início da pandemia, em abril de 2020 o Banco Inter alcançou a marca de 5 milhões de clientes. Pouco tempo depois, no final do primeiro semestre, já estava com 6 milhões.

Até o final do ano, o Inter conseguiu bater recorde atrás de recorde. Atualmente, ele conta com cerca de 8 milhões de contas abertas. É isso mesmo!

Além do número de contas abertas, seu desenvolvimento também é observável pela concessão de crédito. O Inter originou 1,5 bilhão de crédito para o segundo trimestre de 2020. Ou seja, um crescimento de quase 72% em relação ao mesmo período do ano anterior. Achou impressionante? Pois saiba que ele não foi o único banco a ter resultados tão bons. Assim como o Inter, também os demais bancos digitais cresceram consideravelmente.

Consequências do Crescimento dos Bancos Digitais

A partir do inegável crescimento dessas instituições digitais, o que podemos esperar no futuro? Continue conosco para entender. Primeiramente, podemos esperar algumas reações da parte dos bancos tradicionais. A fim de impedir que sejam vistos como obsoletos, eles precisaram agir rapidamente para competir. Entre as medidas que podemos esperar deles, está o aumento no investimento no oferecimento virtual de serviços. Afinal, trata-se da grande vantagem dos bancos digitais.

Além disso, também precisarão buscar algumas vantagens adicionais. Sem dúvidas será uma transição complicada para eles, devido às dificuldades de adaptação.

Dependendo da rapidez em que os bancos tradicionais conseguirem se adaptar, é possível que permaneçam competitivos. Caso contrário, acabaram sendo substituídos pelos digitais. Pode nem demorar tanto tempo para isso ocorrer. Afinal, em 2020 os bancos digitais cresceram tanto e demonstraram que são uma alternativa viável.

Mais do que isso, provaram que são confiáveis o bastante na visão de milhões de novos clientes. Portanto, o potencial dos serviços bancários virtuais não pode ser menosprezado. Enquanto os tradicionais se adaptam às novas situações, os bancos digitais também precisam se preparar. Além de competir com os bancos antigos, novos também estão à caminho.

Por isso, os bancos que quiserem permanecer relevantes precisarão dar muitos passos. A seguir, confira quais são eles e o que devemos esperar dos bancos.

Próximos Passos dos Bancos

Todos os bancos precisam focar muito em novos meios de atender aos clientes. Principalmente, no sentido de fidelizar, mas também de expandir seu público.

Por exemplo, é muito comum que pessoas tenham várias contas em bancos digitais diferentes. Com isso, é possível comparar os serviços oferecidos em ambos e até manter duas contas.

Porém, se uma delas não for tão satisfatória, o cliente pode cancelar sua conta e ficar apenas com outra. Por isso, um grande desafio para as instituições financeiras é manter seus clientes.

Então, pode-se esperar que novas vantagens, visando fidelizar clientes à uma conta sejam oferecidas. Por exemplo: novos programas de pontos, cartões extras, descontos especiais.

Além disso, os bancos digitais precisam oferecer mais oportunidades de contas para pessoas jurídicas. Trata-se de uma das vantagens que os tradicionais ainda tem sobre eles.

Dessa forma, todos os bancos devem buscar também novos meios para atrair esses clientes.
Por fim, é muito importante ter atenção às mudanças no cenário financeiro. Principalmente em períodos de crise. Agora, será necessário inovar e oferecer criativas soluções para todos.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa