Press "Enter" to skip to content

Correspondente bancário: principais serviços oferecidos

Cliente usando cartão para fazer um saque em terminal de correspondente bancário
Correspondentes bancários garantem que o cliente possa realizar saques e movimentar sua conta com segurança fora das agências

Você já reparou que, em alguns lugares como farmácias, mercados ou lotéricas, é possível ter acesso a alguns serviços bancários sem precisar ir até uma agência? Isso é possível graças aos correspondentes bancários, que se tornaram parte da rotina financeira de milhões de brasileiros.

Anunciantes Somos Noticia

Mas, afinal, o que exatamente faz um correspondente bancário? Quais serviços ele pode oferecer? E como isso impacta a vida das pessoas? Neste conteúdo, você vai conhecer as facilidades que essa solução oferece.

O que é um correspondente bancário?

O correspondente bancário é um ponto de atendimento que presta serviços por conta e ordem das instituições financeiras para prestar determinados serviços bancários. Ele funciona como uma extensão dos bancos dentro de estabelecimentos comerciais ou por meio de profissionais independentes. Existem três tipos principais de correspondentes, cada um com atribuições diferentes:

  • Transacional: realiza operações de transação básicas a exemplo de recebimentos e pagamentos de pequenas contas de consumo, abertura de contas, oferta de produtos bancários;
  • Negocial: atua na intermediação de operações de crédito, a exemplo e Crédito Consignado, Financiamento de Veículos, Financiamento de imóveis, bens de consumo, etc.,;

Serviços oferecidos

Os serviços oferecidos por um correspondente bancário são definidos pelo Banco Central, conforme a Resolução n.º 4935/21, que regula a contratação desses agentes por instituições financeiras. 

Eles podem realizar diversas atividades como recebimentos, pagamentos de contas,  encaminhamento de propostas de operações de crédito, mas sem autonomia para aprovar operações ou analisar crédito. A atuação depende do tipo de correspondente e do contrato com o banco, sendo seus principais serviços:

Pagamento e recebimento de contas e boletos

É possível pagar contas de água, luz, telefone, boletos bancários e tributos diversos, com agilidade e sem precisar enfrentar filas em bancos ou deslocar-se para centros urbanos.

Saques e depósitos

Essas operações são realizadas com cartão e documento de identificação. Para muitos clientes, o correspondente é o único ponto disponível para movimentar sua conta bancária com segurança.

Transferências bancárias

A realização de transferências entre contas, inclusive de diferentes instituições, é um serviço fundamental oferecido pelos correspondentes. Isso evita deslocamentos e torna o processo mais acessível, inclusive para quem tem pouca familiaridade com o meio digital.

Empréstimos e financiamentos

Correspondentes do tipo negocial estão habilitados a intermediar operações de crédito, como empréstimos pessoais, crédito consignado e financiamento de veículos. Eles realizam simulações, coletam documentação e encaminham os dados para análise da instituição financeira responsável.

Abertura de contas simplificadas

Os correspondentes também podem abrir contas simplificadas, com menos exigências formais. Essa modalidade é voltada às pessoas com baixa renda ou informalidade na ocupação, promovendo sua inclusão no sistema bancário.

Serviços complementares

Outros serviços incluem recarga de celular, consulta de saldo e extrato, recebimento de boletos, contratação de seguros e até compra de moeda estrangeira em alguns casos, já que a variedade dos serviços depende do tipo de convênio firmado com as instituições financeiras.

Como os correspondentes bancários impactam na inclusão financeira da população

O correspondente bancário tem um papel importante na inclusão financeira, justamente por estar onde os bancos muitas vezes não chegam. Ao oferecer serviços básicos como abertura de conta, recebimento e pagamento de pequenas contas, pagamento de benefícios sociais, movimentação de dinheiro e solicitação de crédito, ele torna possível que mais pessoas tenham acesso ao sistema financeiro sem precisar sair de sua região.

Esse acesso direto transforma a maneira como as pessoas lidam com o próprio dinheiro, incentivando o uso de ferramentas que antes pareciam distantes, como maquininhas de cartão, contas bancárias e até microcrédito para quem quer empreender. 

Para quem precisa de um financiamento, seja para tirar um plano do papel ou conquistar algum bem com mais facilidade, procurar um correspondente bancário também é uma ótima alternativa.

Além disso, ele proporciona mais praticidade ao permitir que assuntos financeiros sejam resolvidos em diversos locais, sem precisar ir até uma agência. Isso evita filas, economiza tempo e torna o acesso muito mais simples para aquelas pessoas com rotina corrida.

Para os bancos, o modelo também representa vantagem: amplia o alcance das operações sem exigir a construção de novas agências. Assim, o sistema financeiro consegue atender mais regiões com menos custo e mais agilidade, promovendo crescimento e acesso aos serviços necessários.

Compartilhe este post
12Shares
Mission News Theme by Compete Themes.