Na noite dessa sexta-feira (03), o prefeito Diego Teixeira inaugurou o Corredor Cultural de Amarante, no Centro da cidade, completando assim a terceira etapa do programa VivAmar. Acompanhado de assessores municipais e vereadores, o gestor entregou também à população a decoração natalina. Ao final da festa de inauguração, por meio da Assistência Social do município, Papai Noel fez a alegria do público com distribuição de presentes às crianças na avenida Desembargador Amaral.
O Corredor Cultural de Amarante, que inclui a sede da prefeitura, iluminação cênica, recuperação do passeio público e a padronização da identidade cultural, é a terceira etapa do programa VivAmar, que trata da requalificação dos casarões com base no crescimento do potencial turístico do município.
A secretária de Assistência Social, Ana Tércia, falou ao público, considerando que o momento é de comemoração pela grandeza da obra entregue a Amarante. “O sentimento hoje é de gratidão a todas as equipes que trabalharam dia e noite para esse projeto acontecer. Essa festa acontece num momento lindo, que é um momento de Natal, de renascimento, de amor, gratidão e paz.”
A execução do projeto VivAmar tem como proposta o crescimento turístico do município, tendo em vista os investimentos realizados na Cultura e Turismo, gerando renda e emprego à população. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, a cidade fica cada dia melhor.
“Eu estou feliz, não somente como secretário, mas como filho de Amarante porque a cidade está badalada em todo o Piauí e em grande parte do Brasil. Estive numa conferência em Teresina, e Amarante era a cidade mais falada desse encontro. A gente fica extremamente feliz e pede que a população cuide e conserve de tudo o que está sendo entregue, até porque a obra é da população. Amarante está no patamar que queríamos”, disse.
O arquiteto Paulo Vasconcelos, responsável pelo projeto de requalificação do Centro Histórico, por meio do programa VivAmar, em Amarante, disse: “A cidade de vocês tem uma beleza paisagística fundamental. Quando trabalhamos com beleza, não estamos trabalhando apenas com o estético, mas com o sentimento das pessoas, fortalecendo os valores da terra, fomentando qualidade de vida aos moradores. Queria enaltecer a coragem do prefeito e sua equipe em levar à frente essa iniciativa sem verba federal, estadual ou de organismo internacional. Tudo é fruto do orçamento do município. Para que isso aconteça, tem que ter uma boa gestão”, disse ele.
O projeto VivAmar é uma obra de iniciativa da Prefeitura de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec), e foi dividido em três etapas: o Alto de Da Costa e Silva, o Museu Casas de Amarante e o Corredor Cultural.
O prefeito Diego Teixeira considerou que a materialização do projeto exigiu grande esforço. A obra, executada com recursos do município, segundo o gestor, representa a realização de um sonho, tendo em vista o potencial cultural e turístico de Amarante.
“São ações (as etapas do projeto VivAmar) que a gente vem realizando porque enxergamos o potencial que tem Amarante, e a gente ficou muito feliz quando fez o projeto, conseguindo materializar tudo isso. Sem dúvida, é resultado de um grande esforço na organização das finanças para entregar essa obra. É um sonho realizado por eu ser o prefeito mais jovem e mais bem votado da história da cidade onde nasci. É um prazer sem medida”, disse o prefeito ao Somos Notícia.
O evento teve como cerimonialista a coordenadora de Educação, Arlenilsa Duarte. A programação teve ainda a apresentação do Musical 150 anos de Amarante, que tem à frente o coreógrafo Valdemar Santos. O evento foi finalizado com a entrega de presentes ao grande público de crianças de Amarante, por meio de uma ação da Secretaria de Assistência Social.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia