Press "Enter" to skip to content

Conferência em São Francisco do MA defende ‘Comida de Verdade’ como direito e instrumento de justiça social

Last updated on 17 de agosto de 2025

A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de São Francisco do Maranhão foi realizada nesta quinta-feira (14),sob o tema central: “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. O evento, convocado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) com apoio da Prefeitura Municipal, teve como objetivo avaliar a situação da segurança alimentar no município e promover debates sobre políticas públicas voltadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Anunciantes Somos Noticia

A primeira edição da conferência contou com a participação de representantes do poder público, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais, em um espaço democrático de diálogo e construção coletiva de propostas para fortalecer a SAN no território.

Leia também:

Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional | Objetivos e organização

Entre os principais objetivos do encontro estavam a formulação de propostas que contribuam para as políticas estadual e nacional de segurança alimentar e nutricional, bem como a eleição de delegados que representarão o município na VI+4 Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CESAN).

A organização do evento foi conduzida por uma Comissão Organizadora Municipal composta por representantes do COMSEA, da Prefeitura e de entidades da sociedade civil. A comissão foi responsável pela coordenação logística, metodológica e pela garantia da participação ampla e representativa dos segmentos sociais prioritários.

O regimento interno da conferência foi previamente aprovado em reunião do COMSEA no dia 3 de julho de 2025. A presidente do conselho, Carmem Viana, secretária municipal de Assistência Social, destacou a importância do evento como instrumento de fortalecimento da gestão participativa e da cidadania.

Participação inclusiva e debate temático

A conferência priorizou a presença de grupos historicamente vulneráveis e centrais para a política de SAN, como agricultores e agricultoras familiares, quebradeiras de coco babaçu, pescadores e pescadoras artesanais, povos indígenas, comunidades quilombolas, populações negras, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua e beneficiários de programas sociais.

A programação do dia incluiu mesa de abertura com autoridades locais, palestra magna sobre o tema central e apresentação das ações municipais em SAN pela Coordenação de Atenção Integral à Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater propostas a partir de três eixos temáticos:

  1. Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional
  2. Sistema Nacional de SAN e políticas públicas garantidoras do DHAA
  3. Democracia e participação social

As propostas elaboradas nos grupos foram sistematizadas e submetidas à plenária final, onde foram aprovadas por consenso ou votação. O relatório final, com todas as diretrizes e recomendações, será encaminhado ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MA) até o dia 19 de agosto de 2025.

Eleição de delegados para a conferência estadual

Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição de três delegados para a VI+4 CESAN. De acordo com o regimento, um terço dos representantes é composto por membros do poder público municipal, e dois terços por representantes da sociedade civil, assegurando assim a paridade e a legitimidade da representação.

Os delegados eleitos levarão ao fórum estadual as demandas, experiências e propostas construídas coletivamente no município, reforçando o papel de São Francisco do Maranhão no fortalecimento da rede de segurança alimentar no Maranhão.

Colaboração: Vando Clepi

segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
segurança alimentar São Francisco Maranhão
Compartilhe este post
0Shares