Press "Enter" to skip to content

Amarante realiza I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres impulsionando igualdade e conquistas

Last updated on 18 de julho de 2025

Amarante realizou na manhã desta quinta-feira (10) a sua I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (1ª CMPM) na Câmara Municipal de Vereadores, das 8h às 12h.

Anunciantes Somos Noticia

Participaram da programação, a secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, o prefeito de Amarante, Professor Adriano, acompanhado da secretária municipal da Mulher, Ana Célia. Estiveram também secretários e assessores municipais, e ainda representantes da Polícia Militar, de associações rurais e de bairros e entidades quilombolas, a prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda e o padre Francisco Ronaldo, da Paróquia de Pimenteiras.

O evento, que teve como tema “+ Democracia + Igualdade + Conquistas para todas”, posiciona Amarante na vanguarda do estado. O prefeito de Amarante, Professor Adriano, destacou o ineditismo: “Amarante sai à frente dos 224 municípios. A primeira conferência municipal da mulher é também a primeira que acontece no estado do Piauí para a abertura das conferências da Secretaria Estadual da Mulher este ano”.

A secretária municipal das Mulheres, Ana Célia, participou da programação. Ela fez um discurso de agradecimento ao público. “As mulheres de Amarante estão todas de parabéns por esta I Conferência Municipal. Quero agradecer imensamente a todos que participaram deste momento, de modo especial à nossa equipe de trabalho da Casa da Mulher Amarantina, que atuou muito bem nessa organização e que sempre está à disposição.”

Ao Somos Notícia, Ana Célia destacou a importância do evento: “Sem dúvida, o nosso município vive um momento especial. Fico feliz porque, com esta conferência, Amarante dá um passo muito importante na valorização de políticas públicas para as mulheres.”

A prefeita de Pimenteiras pontuou que a iniciativa é um compromisso assumido no âmbito do município. “Agradeço a oportunidade de, neste espaço, discutir políticas públicas para as mulheres deste município. Nós estamos aqui para exercer o nosso direito de ir e vir, de propor e sugerir sobre políticas públicas para a cidade de Amarante, e isso significa um compromisso com a justiça social, com a igualdade e com a democracia. Amarante está de parabéns pela iniciativa.”

A conferência foi organizada pela Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal das Mulheres de Amarante, liderada pela secretária Ana Célia, tendo o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, além do Governo do Piauí e da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Amarante já dispõe da Casa da Mulher Amarantina, um espaço de acolhimento que oferece assessoria jurídica gratuita com a Dra. Camila que atende desde casos de violência até questões como salário-maternidade e outros direitos que as mulheres necessitem acionar na justiça.

Durante o evento, foram debatidas estratégias para o combate à violência, a promoção da autonomia econômica, o avanço da igualdade e uma maior participação feminina na política e em espaços de poder, visando a valorização da mulher amarantina.

Leia também:

A Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da conferência. Em entrevista concedida ao Somos Notícia, ela reforçou a importância dessas discussões, especialmente a autonomia financeira: “A gente quer ter mais mulheres na política. A gente quer ter mais mulheres nos espaços do poder. Nós queremos ter mais mulheres com trabalho e renda, porque muitas vezes as mulheres não saem do ciclo de violência porque não têm autonomia econômica”.

Zenaide Lustosa também fez um balanço dos avanços na área de Políticas Públicas para Mulheres no Piauí. “A gente tem avançado nas políticas públicas. Quando você fala em Secretaria das Mulheres, a sociedade olha para as mulheres, não para a secretária, é para as políticas. Então isso fortalece, já começa fortalecendo as mulheres no estado do Piauí”. Ela ainda destacou que o número de secretarias municipais da mulher quase dobrou em seis meses, passando de 30 para 70 municípios, além da atuação da Patrulha Maria da Penha em todos os comandos da Polícia Militar e a construção de novas Casas da Mulher e centros de referência.

Os debates da conferência em Amarante buscam delinear um plano anual de políticas públicas, que será então submetido ao prefeito e sua equipe para a busca de recursos e efetiva implementação.

 Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
56Shares