Last updated on 17 de agosto de 2025
São Francisco do Maranhão realizou nesta quarta-feira (13), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, um momento estratégico para o debate e a proposição de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município. O evento, conduzido pela cerimonialista Patrícia Drummond, foi realizado na Igreja Batista que cedeu o espaço para a ocasião, e contou com a participação de autoridades locais, representantes da sociedade civil e membros da comunidade.
A mesa de abertura reuniu importantes nomes da administração municipal, além de representantes da sociedade. Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Carmen Viana — também conhecida como Carlinha Viana —, a secretária de Educação, Hellaine Wiselle, o secretário da Juventude, Juan Pacheco, o secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto, e o secretário de Cultura, DJ Gustavo. Também participaram o vereador Tiago Nogueira, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Graziele Fernandes, as pastoras Tânia (Igreja Batista) e Fernando (Assembleia de Deus), além da assistente social e assessora especial Márcia Barbalho, que completou a composição da mesa.
Leia também:
- Judô de São Francisco do MA é destaque estadual com três pódios
- Programa Mais Renda gera oportunidades com entrega de 16 carrinhos em São Francisco do MA
- 5ª edição da Trilha Equipe 180 movimenta São Francisco do MA com adrenalina e solidariedade
Em seu pronunciamento, Carlinha Viana destacou a alta mobilização popular, algo que considerou atípico em eventos desse tipo.
“É até me surpreender. Em geral, não temos tanta gente, mas, graças a Deus, nossa reunião foi muito participativa”, afirmou. Ela agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para a continuidade dos trabalhos no dia seguinte.
Márcia, assistente social com 24 anos de experiência na área, classificou a conferência como um momento “ímpar” para o município. Segundo ela, o evento é fundamental para a construção coletiva de políticas públicas e para a efetivação de um dos pilares da Constituição Federal de 1988: a participação popular na gestão das políticas sociais.
“As conferências são espaços vitais onde a população dialoga com o poder público, discute necessidades e propõe soluções. Isso é democracia em ação”, ressaltou.
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social integra um ciclo mais amplo de debates que culminará na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para dezembro em Brasília, após a etapa estadual, que ocorrerá em outubro.
O tema central da edição municipal é “20 anos de SUAS: construção, proteção social e resistência”, estruturado em cinco eixos temáticos:
- Universalização do SUAS;
- Aperfeiçoamento contínuo do SUAS;
- Integração de benefícios e serviços socioassistenciais;
- Gestão democrática do SUAS; e
- Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.
Os delegados que vão representar São Francisco do Maranhão nas conferências estadual e nacional, levarão propostas elaboradas pela comunidade local. A expectativa é que essas contribuições fortaleçam a base do sistema de assistência social e resultem em políticas mais justas, inclusivas e eficazes.
Colaboração: Vando Clepi
