Como as sanções dos EUA afetam a vida na Venezuela?

Como as sanções dos EUA afetam a vida na Venezuela?

Internacional

Na terça-feira, 13 de junho, às 19h30 GMT:
Por mais de 15 anos, os Estados Unidos vêm impondo uma ampla variedade de sanções econômicas contra a Venezuela, alegando que o país sul-americano ajudou na tráfico de drogas, terrorismo patrocinado e abusos cometidos contra os direitos humanos. Em 2017, o então presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou essas sanções com o objetivo de expulsar O presidente venezuelano Nicolás Maduro, acrescentando que uma “possível opção militar” estava sobre a mesa. Mas os esforços dos EUA para desmantelar o governo eleito da Venezuela falharam e os civis sofreram os efeitos nocivos das sanções dos EUA.

De acordo com um relatório pelo Centro de Pesquisa Econômica e Política, as sanções levaram a mais de 40.000 mortes de 2017-2018. Eles também aumentaram as doenças e pioraram a mortalidade, forçaram milhões de pessoas a deixar o país e são um fator importante em um colapso econômico que deixou as pessoas lutando para encontrar comida e remédios.

Neste episódio do The Stream, veremos o impacto das sanções sobre os venezuelanos e perguntaremos se elas são uma ferramenta eficaz de política externa ou simplesmente uma punição coletiva.

Neste episódio de The Stream, temos a companhia de:
Francisco Rodrigues, @frodriguezc
Economista e professor da Universidade de Denver
franciscorodriguez.net

Mark Weisbrot, @MarkWeisbrot
Co-Diretor, Centro de Política Econômica e Pesquisa
markweisbrot.com


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa