A Festa do Divino de Amarante, que este ano estava prevista para acontecer de 27 a 31 de maio, está cancelada. A informação é da Comissão Organizadora do evento, que emitiu um comunicado aos fiéis da Paróquia de São Gonçalo de Amarante.
No comunicado, a organização informa que a decisão foi tomada em razão pandemia relacionada à infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde, como também pelos decretos federal, estadual e municipal.
COMUNICADO
Compartilhe este postA Comissão Organizadora da Festa do Divino 2020, da cidade de Amarante-PI, tendo em vista a situação de pandemia relacionada à infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde, em 11 de março de 2020, e a decretação de estado de calamidade de pública e de emergência, por parte dos governos federal, estadual e municipal, comunica o cancelamento da Festa do Divino, programada para o período de 27 a 31 de maio de 2020, decisão tomada com o propósito de colaborar com as autoridades na manutenção da segurança, do bem-estar e da saúde da população, em geral, e dos devotos, em particular.
Comissão organizadora da Festa do Divino 2020
Como a Festa de Pentecostes constitui, desde o nascimento da Igreja, uma das datas mais importantes do calendário litúrgico, a Paróquia de São Gonçalo do Amarante solicita a toda a comunidade cristã que associe, às celebrações domésticas do Mês Mariano, o culto ao Divino Espírito Santo, ornando seus altares residenciais com um ou mais símbolos da Santíssima Trindade e recitando em família, nos dias que seriam reservados à Festa, as orações apropriadas, como o Terço ou a Coroa do Divino.
Por fim, informa que, no Dia de Pentecostes, 31 de maio de 2020, a Santa Missa será solenemente celebrada, na Matriz, em ambiente fechado, mas com transmissão pela Rádio Cultura de Amarante e pelas redes sociais, recomendando-se aos fiéis que permaneçam em casa, em comunhão com sua Igreja. Para manter-se a tradição, haverá, no início, um cortejo simbólico, para a condução das Insígnias ao altar, lembrando a todos que, no próximo ano, a Paróquia voltará a celebrar, com a alegria e o entusiasmo de sempre, o Divino Espírito Santo.