Os foliões que irão curtir o Carnaval em São Luís (MA) contarão com um reforço na segurança. As festas serão monitoradas por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, operadas 24 horas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).
A estratégia alia inovação e prevenção, garantindo um ambiente mais seguro para os milhares de maranhenses e turistas que participarão da programação carnavalesca. Os equipamentos estão posicionados em pontos estratégicos, cobrindo áreas de maior movimentação. Na Avenida Litorânea, por exemplo, as câmeras estão distribuídas por todo o percurso da folia, permitindo uma vigilância contínua da orla.
“Essa tecnologia nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, seja na identificação de pessoas com mandados de prisão, na prevenção e repressão de crimes. O nosso objetivo, seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão, é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com máxima segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
O sistema de videomonitoramento opera em tempo real, permitindo que as imagens captadas sejam analisadas e reportadas imediatamente às guarnições mais próximas do local, em caso de ocorrência. Todas as movimentações são acompanhadas diretamente do Ciops, que mantém cerca de 400 câmeras na estrutura de vigilância urbana, distribuídas pelo estado.
“O monitoramento 24 horas possibilita uma atuação imediata das forças de segurança, reduzindo o tempo de resposta diante de qualquer ocorrência. O reconhecimento facial é uma ferramenta essencial para identificar suspeitos e coibir ações criminosas”, explicou o diretor do Ciops, coronel Wallace Amorim.
O objetivo da utilização das câmeras durante os circuitos da festa é prevenir e reprimir crimes comuns aos eventos com grande número de pessoas, tais como furto e roubo de celular, importunação e assédio, dentre outros.
Além do videomonitoramento, as festividades contam com reforço no policiamento ostensivo, viaturas e patrulhamento especializado, garantindo a presença ativa das forças de segurança em meio à multidão. Assim, a integração entre tecnologia e efetivo policial reforça a segurança e contribui para que o carnaval maranhense seja uma festa marcada pela alegria e tranquilidade.
Mais sobre o videomonitoramento
Além das câmeras de reconhecimento facial ao longo dos circuitos oficiais, seguem operando nos dias de Carnaval as câmeras com rotação 360 (de grande alcance) e também as câmeras de identificação de placas de veículo, que estão distribuídas nas principais vias da Grande Ilha. Elas auxiliam as forças de segurança na recuperação de veículos furtados ou roubados.
Fonte:SSP / Maranhão