Last updated on 19 de maio de 2025
Neste domingo (18) Amarante se uniu em um grande movimento de esporte, lazer e conscientização com a realização do “Circuito do Bem”. O evento, que teve como ponto alto uma corrida de rua, é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reforçando o compromisso do município com a proteção da infância e juventude.
A concentração aconteceu na Avenida Desembargador Amaral, no centro da cidade, a partir das 16h. O “Circuito do Bem” contou com atividades para todas as idades. Além da corrida, com categorias mirim (7 a 10 anos), infanto-juvenil (11 a 17 anos) e adulto (com percurso de até 5 km), houve apresentações de judô, zumba e um teatro de bonecos. A abertura oficial incluiu uma apresentação dos integrantes do pelotão mirim cantando o hino.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Luan Brandão, destacou ao Somos Notícia a importância do evento como uma frente de combate à exploração infantil. “A gente idealizou esse evento porque hoje (a exploração infantil) é uma realidade e, em todo o Brasil, ela tem crescido,” afirmou . “E Amarante, a gente tomou a frente, usamos todos os serviços de convivência, judô, capoeira, é, o futsal… Colocamos os idosos do grupo Girassol para participar, para poder mostrar a todo mundo que aqui a gente não vai tolerar nenhum tipo de exploração, seja contra quem seja.”
O evento contou com a participação de cerca de 200 inscritos, incluindo atletas de cidades vizinhas como Regeneração e Floriano, e até corredores com experiência na São Silvestre.
A iniciativa foi uma realização conjunta de diversas pastas da administração municipal, incluindo a Prefeitura de Amarante, Secretarias de Esporte, Educação, Saúde (SMS) e a Assistência Social. A SMS ofereceu serviços como aferição de pressão, vacinação e testes rápidos durante o evento.
O secretário Luan Brandão também reforçou que os canais de denúncia e apoio estão disponíveis para a população. “Eu queria dizer que a Assistência Social de Amarante está aberta com CREAS, com CRAS, para receber todo tipo de pessoa que sofreu algum tipo de exploração. É só procurar o CRAS, ao lado do Museu das Letras, no bairro Cajueiro, e o CREAS na Rua das Flores,” finalizou.
Leia também:
- Educação em Amarante ganha novo impulso com inauguração da sede da SEMED
- Educação integral avança com formação de professores em Amarante
- Amarante em destaque: projeto TEAcolher é premiado em seminário do Cosems 2025, em Teresina
Fotos: Leomar Duarte | Somos Noticia
