Cinco dicas para sua empresa aproveitar o reaquecimento da economia no pós-pandemia

Economia

Após quase dois anos de isolamento devido a pandemia, o mundo se abre, mesmo que aos poucos, para a vida em sociedade. Período de incertezas para muitos, a pandemia desestabilizou alguns setores que sempre prosperaram com a livre circulação de pessoas.

A mesma fez florescer diversos bens de consumo e serviços no meio do lar, dando oportunidades para vários setores que hoje são carros chefe de empresas e se tornaram essenciais para a vida cotidiana.

Com a alta taxa de vacinação, principalmente em países como o Brasil, vemos um novo fôlego para a economia. Diversos serviços tradicionais voltam a ativa junto a uma longa lista de novos empreendimentos que se desenvolveram, mesmo durante a pandemia, em diversos setores perante a nossa nova realidade.

Novos e velhos conhecidos atuando em conjunto para o crescimento

A pandemia exigiu de nós mudanças práticas e isso afetou toda a nossa maneira de nos comunicarmos com o mercado. Às pressas, o digital entrou em cena e tomou a frente, transformando serviços que antes eram opcionais quase como itens obrigatórios, isso gerou grandes mudanças na forma de consumo.

Dentre os setores que mais alavancaram na pandemia e se tornaram carro chefe na frente dos consumidores, podemos destacar o E-Commerce. Para muitos, o simples fato de incorporar compras online ao cotidiano não fazia sentido, porém a praticidade, dada a realidade do período, e muitas vezes o preço competitivo fez com que a grande maioria dos consumidores se rendesse a esta realidade.

Muitas pessoas se viram isoladas e optaram por um amigo de quatro patas para fazer parte de suas vidas, o que aumentou a demanda por serviços de PetShop. Este se mostrou um mercado promissor, pois o cuidado com animais se tornou parte da rotina familiar, dando ainda porta de entrada aos serviços de banho e tosa.

Um dos setores que mais sofreu, mas se prepara com ânsia para retomar suas atividades e crescimento a todo vapor é o turismo.  Junto ao setor de entretenimento, aos poucos estes vem retomando suas atividades, que incluem desde transporte e hospedagens, até refeições e atividades de entretenimento infantil ou adulto.

Prepara-se para o reaquecimento

Andando na onda de reaquecimento da economia, listamos abaixo cinco dicas que são de grande valia para aqueles que já possuem empresas ou irão se arriscar nestes setores tão proeminentes.

  1. Planejamento estratégico

Como um dos primeiros passos, é necessário considerar o planejamento estratégico, de modo que este possa andar lado a lado com as tendências e crescimento do mercado e da concorrência. Além de programar os posicionamentos e passos futuros da empresa.

Desta forma, sua empresa estará sempre alinhada com os passos que deve dar a cada momento, sem deixar de considerar o mercado, estando atento às mudanças e atualizações.

  1. Especialização e atualização de serviço

Este tem sido um detalhe diferencial no mundo atual, apesar da necessidade da multipluralidade de conhecimentos para atuar no mercado, é um diferencial competitivo no mercado profissional alguém que seja especializado em determinado serviço.

Quanto mais você domina as técnicas e macetes da sua área, melhor profissional você se torna, podendo abranger novas técnicas. Considere ainda a atualidade, onde novidades aparecem a todo instante, então se faz necessária uma renovação dos profissionais e empresas a todo instante.

  1. Experiência de usuário

Cada vez mais as pessoas têm associado um serviço a uma experiência, seja numa ida a um restaurante, uma estadia num hotel ou como seus filhos se sentiram participando daquela atividade.

Tudo isso tem contado tanto para a qualificação ante o consumidor, como para a indicação de um produto ou serviço. Mais que uma simples troca entre consumidor e profissional, a experiência de usuário faz com que o momento se torne memorável e gera laços de confiança e credibilidade.

  1. Qualidade de produtos e/ou serviço

Não menos importante, e andando lado a lado com as outras dicas, nos deparamos com a qualidade de produtos e/ou serviço. Este se coloca em lugar de frente da competição de mercado.

Entregar um produto ou serviço de qualidade ao seu consumidor é muito mais do que somente a qualidade do produto, é toda a história, cuidado e manuseio no caminho deste.

Principalmente quando se fala em consumidor final, este aprecia desde o produto que foi entregue até a forma como foi entregue.

  1. Gestão de riscos

Ante a vulnerabilidade existente na infraestrutura de qualquer empresa, é mais do que necessário se preparar e organizar sua equipe para eventuais momentos de crise.

Podemos considerar na parte de infraestrutura quedas de energia. Este é um evento externo que pode acontecer com qualquer empresa e paralisar toda a entrega de produtos ou serviços.

Uma das atitudes que pode ser tomada ante este evento é o aluguel de gerador. Muitas vezes em determinado período este é um evento que coloca em risco todo um processo já em andamento, seja na industrial, em um comércio ou hospital, por exemplo.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa