Last updated on 2 de junho de 2025
O Centro de Ensino Técnico (CETEC) em Amarante realizou a abertura de seu II Simpósio de Educação e Saúde, evento que também incluiu a Cerimônia do Jaleco para os alunos dos cursos da área da saúde da instituição. A solenidade marcou o início de uma nova etapa para os estudantes e reforçou o papel do CETEC na oferta de qualificação profissional no município e na região.
A Cerimônia do Jaleco, considerada um momento simbólico, destacou o compromisso dos futuros profissionais com a ética e o cuidado. A professora Kelly Monte, diretora de expansão do CETEC e cerimonialista do evento, afirmou que a cerimônia “é muito mais que um simples evento. É o primeiro passo na jornada de quem escolheu a área da saúde como vocação”. Ela também ressaltou que o ato “simboliza o compromisso com a ética, o cuidado com o próximo e a dedicação ao conhecimento”. Durante o evento, alunos como Verilene de Sousa, do curso de bacharelado em enfermagem, foram chamados com seus padrinhos para o vestimento do jaleco.
A professora Joselina Reis, coordenadora do CETEC em Amarante, expressou sua satisfação em “resgatar” a realização de grandes solenidades na instituição e agradeceu a Deus pelo momento esperado. Ela destacou que “Amarante hoje tem essa faculdade com vários cursos técnicos, graduações, bacharel e estamos de braços abertos esperando todos vocês”.
Paralelamente, foi inaugurado o II Simpósio de Educação e Saúde. O professor Gilson Freitas, fundador e diretor geral do CETEC, considerou a realização do segundo simpósio “um motivo de grande felicidade” e uma “realidade”. Ele manifestou a expectativa de, com o evento, “expandir mais os nossos negócios aqui dentro de Amarante”. O diretor também comentou sobre o impacto do CETEC, observando “mudanças na sociedade, com a existência de vários jovens que já estão fazendo cursos conosco e já estão no mercado de trabalho”.
A professora Kelly Monte complementou, afirmando que o simpósio se alinha ao propósito do CETEC de “transformar a vida das pessoas através da educação”. Ela enfatizou que a missão da instituição é “mudar as vidas das pessoas através da educação”, o que beneficia não só o indivíduo, mas também sua família e círculo social.
O diretor geral, Gilson Freitas, ainda compartilhou sua satisfação ao ver a expressiva participação do público, o que demonstra, segundo ele, “a satisfação de estar fazendo um curso superior ou um curso técnico”. Segundo ele, o CETEC se sente “honrado com o público” e que a instituição está “chegando no município e mudando a realidade das pessoas”.
Para compor a mesa de honra do evento, foram convidados: Professor Gilson Freitas, fundador e diretor geral do CETEC; professora Joselina Reis, coordenadora do CETEC em Amarante; professora Márcia Carvalho, coordenadora pedagógica do CETEC; professora Elaine Azevedo, coordenadora dos cursos de saúde do CETEC; Dr. João Cabral, diretor do Hospital de Amarante; o advogado Bertoldo Neto; Renato, representando a Secretaria de Saúde; e a professora Alcinei de Lima.
A programação do simpósio, conforme anunciado, inclui para este sábado (31) ações sociais na praça Padre Virgílio, atendimentos voltados à saúde bucal e prevenção de doenças, além de cursos de curta duração como feridas e curativos, investimentos para iniciantes, neuropsicopedagogia, política e direito educacional, e uma palestra sobre inteligência emocional.
Leia também no Somos Notícia:
- CETEC em Amarante: Aula inaugural marca início de uma nova era na Educação da cidade
- Simpósio do CETEC em Amarante vai debater os desafios da Educação e Saúde; garanta sua vaga!
- Em Amarante, CETEC abre inscrições para bacharelado em Enfermagem em Amarante
- CETEC: matrículas abertas para cursos de graduação, pós-graduação e técnico
- CETEC realiza cursos de Libras Básico e Primeiros Socorros em Amarante
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
