Os centenários do Ceará, Manoel Angelim, de 105 anos, e Maria de Sousa, de 101 anos, moradores de Boa Viagem, no interior do Ceará, alcançaram um feito notável: o reconhecimento de seu matrimônio como o mais longevo do mundo. A união, que já dura 84 anos e 86 dias, foi oficializada pelo Guinness World Records nesta sexta-feira (14).
O enlace matrimonial de Manoel Angelim e Maria de Sousa ocorreu em 20 de novembro de 1940, em uma capela no município de Boa Viagem, a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza. O reconhecimento do recorde foi realizado em 5 de fevereiro pela LongeviQuest, um grupo de pesquisadores especializado no monitoramento e mapeamento de supercentenários em todo o mundo.
O primeiro encontro do casal ocorreu em 1936, quando ambos trabalhavam com suas famílias na agricultura. Manoel visitou o distrito onde Maria morava para coletar rapadura e conheceu a jovem. O amor floresceu alguns anos depois, em 1939, durante um segundo encontro. Inicialmente, a mãe de Maria não aprovava o relacionamento, e o pai impôs uma condição para autorizar o casamento: Manoel deveria construir uma casa para o casal em um ano.
O agricultor cumpriu o desafio, e o casamento foi realizado no final de 1940. Desde então, Manoel e Maria construíram uma grande família, com 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos. Valéria Angelim, uma das netas, de 42 anos, compartilhou com o g1 a sua admiração e felicidade por ser descendente do casal, e relatou que após o casamento, seus avós trabalharam juntos na agricultura, na produção de fumo de rolo, para criar os filhos.
Em 2023, durante a celebração das bodas de begônia, pelos 83 anos de casados, Maria revelou que o segredo para um casamento tão duradouro é o amor. Valéria complementou, dizendo que sua avó admira a coragem, o comprometimento com a família e o amor que Manoel sempre teve, acima de tudo, o compromisso com os votos feitos no altar.
Atualmente, Manoel enfrenta dificuldades de locomoção, enquanto Maria se recupera de uma fratura no fêmur. A família espera celebrar as bodas de girassol, que marcam 85 anos de união, em novembro de 2025, com uma festa intimista.
Os centenários do Ceará, Manoel Angelim e Maria de Sousa, são agora reconhecidos como o casal com o casamento mais longevo do mundo.
