Escolas municipais, estaduais e da rede privada da cidade de Amarante participaram de uma caminhada pela conscientização da preservação ambiental na manhã desta segunda-feira (05). A iniciativa, promovida pela prefeitura em conjunto com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, faz parte do projeto PreservAção: cuidando do Meio Ambiente para a continuidade da vida.
O objetivo do projeto, segundo a organização, é desenvolver na população amarantina a conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a continuidade de uma vida saudável no planeta. Durante todo o mês, as escolas realizarão diversas ações que visam a adoção de práticas de preservação ambiental.
A caminhada, que é um dos destaques do projeto, saiu da Escadaria Da Costa e Silva, passando por ruas do bairro Escalvado, finalizando no Ginásio Poliesportivo Municipal, O Mirandão.
As escolas participantes organizaram diversas faixas com frases de conscientização relacionadas ao tema. Cada frase associada às cinco ações alusivas aos cuidados com o planeta: economia de água, consumo inteligente, reciclagem de lixo e educação constante.
O projeto PreservAção, de acordo com o secretário municipal de Educação – Valmar Júnior, destaca a importância da conscientização ambiental como forma de preservar os recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. “Esta é uma luta de todos nós, não apenas da Educação e do Meio Ambiente. É preciso mudar atitudes individuais dentro da família e na escola porque a nossa casa, a Terra, pede nossa ajuda” disse ele.
A caminhada não apenas promove a conscientização sobre a preservação ambiental, mas também estimula a reflexão sobre as ações individuais e coletivas que podem ser adotadas para garantir um futuro sustentável.
Ao Somos Notícia, o secretário de Meio Ambiente, Clayton Queiroz, falou sobre a ação como forma de garantir um futuro verde e também sustentável. “A caminhada pela preservação ambiental em Amarante nos lembra que juntos podemos trilhar o caminho da sustentabilidade, cuidando do nosso planeta para garantir um futuro verde e saudável. Unidos, deixamos pegadas de consciência e esperança por onde passamos.”
A data escolhida, 5 de junho, marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesse contexto, a caminhada ganha ainda mais relevância, destacando a importância de preservar e proteger o meio ambiente não apenas localmente, mas em escala global.
A participação ativa da comunidade escolar, segundo Valmar Júnior, é essencial para o sucesso do evento. Por meio da mobilização de todas as escolas municipais, estaduais e da rede privada, a caminhada se torna uma verdadeira manifestação coletiva em prol da conscientização ambiental.
Fotos: Gisele Duarte | Somos Notícia