A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve encerrar 2013 com o pior desempenho dentre os 48 principais índices mundiais. Um levantamento feito pelo analista Jason Vieira, diretor-geral do portal de informações financeiras MoneYou, mostra queda acumulada no ano de -15,82% nesta quarta-feira. O segundo pior resultado é da Turquia (-11,94%) e em terceiro, República Tcheca (-5,15%).
Na outra ponta, com os melhores resultados para este ano, estão Argentina (92,48%) e Emirados Árabes (57,29%). Entre os motivos do mal desempenho, Vieira aponta o temor de risco regulatório por parte dos estrangeiros, OGX e as commodities.
” Uma grande parcela dos investidores com quem mantenho contato confirma que há muita interferência em setores que estão diretamente ligados à empresas listadas no Ibov. Alterações de contrato no setor elétrico, interferência nas correções de preços de combustíveis na Petrobras são só uma parte do montante, além de mudanças em taxações de renda fixa, regra para o investimento estrangeiro e vendas de dólares no mercado futuro. Isso tudo vale para os investidores locais”.