DETROIT, 26 Abr (Reuters) – O grupo alemão Bosch concordou em comprar ativos importantes da fabricante de chips da Califórnia TSI Semiconductors e investir US$ 1,5 bilhão para expandir a produção norte-americana de chips de carboneto de silício para veículos elétricos.
A Bosch e a TSI não divulgaram o preço de compra. A Bosch disse que planeja investir US$ 1,5 bilhão para reequipar as instalações de produção de chips da TSI em Roseville, Califórnia, para começar a produzir chips de carboneto de silício até 2026.
O investimento “dependerá fortemente de oportunidades de financiamento federal” por meio da lei CHIPS, bem como de subsídios estaduais, disse a Bosch em comunicado.
A Bosch disse que a instalação da TSI se tornaria o “terceiro pilar” da produção interna de semicondutores, juntamente com dois locais na Alemanha.
Como outros fabricantes automotivos, a Bosch foi duramente atingida nos últimos dois anos por interrupções na produção de semicondutores na Ásia, exacerbadas pela pandemia do COVID-19. Essas carências diminuíram, mas não desapareceram. Os clientes da montadora da Bosch continuaram a pressionar por fontes de chips mais seguras e diversificadas.
Os chips de carboneto de silício que a Bosch disse que fabricará na unidade TSI Roseville são cada vez mais procurados pelos fabricantes de veículos elétricos. A química de carboneto de silício permite maior autonomia e recarga mais rápida, disse a Bosch.
A demanda por semicondutores de carboneto de silício está crescendo 30% ao ano, disse a Bosch.
Essa demanda levou a um aumento no investimento nos chips. A Wolfspeed Inc (WOLF.N), sediada nos Estados Unidos, está construindo novas fábricas para fabricar chips de carboneto de silício no estado de Nova York e na Alemanha. A Onsemi Corp (ON.O) também está investindo pesadamente em carboneto de silício e assinou um acordo estratégico com a Volkswagen AG (VOWG_p.DE) para fornecer chips para a montadora.
Atualmente, o local da TSI é uma fundição de circuitos integrados de aplicação específica, ou ASICs usados em vários setores, disse a Bosch.
A Bosch planeja adquirir os prédios, máquinas e infraestrutura da TIS, bem como seu negócio comercial de semicondutores. Depois de reformular a fábrica, a Bosch disse que planeja começar a produzir chips de carboneto de silício em wafers de 200 milímetros – os discos de silício sobre os quais os chips são produzidos – em 2026 em 10.000 pés de espaço de sala limpa.
Reportagem de Joe White, edição de Nick Zieminski
Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.
Com informações da: Reuters
Compartilhe este post