Press "Enter" to skip to content

Voo da Air India para Londres cai em área residencial de Ahmedabad, na Índia, com mais de 240 a bordo

Last updated on 16 de junho de 2025

Aeronave Boeing 787, voo AI171, caiu minutos após decolar do Aeroporto Sardar Vallabhbhai Patel (AMD). O acidente ocorreu no bairro de Meghani Nagar e mobilizou uma grande operação de resgate.

Boeing 787 dreamliner acidente
Anunciantes Somos Noticia

AHMEDABAD, ÍNDIA – Um avião Boeing 787-8 Dreamliner da companhia Air India, que operava o voo AI171, caiu na manhã desta quarta-feira em Ahmedabad, a maior cidade do estado de Gujarat. A aeronave, que tinha como destino o Aeroporto de Londres Gatwick (LGW), no Reino Unido, caiu sobre uma área residencial minutos após a decolagem, causando um número ainda não confirmado de vítimas.

O que se sabe sobre o acidente do voo AI171?

O voo AI171 decolou da pista 23 do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel (AMD) às 13h39, no horário local. Menos de um minuto após a decolagem, a uma altitude de apenas 625 pés (cerca de 190 metros), a tripulação emitiu uma chamada de emergência (mayday). Logo em seguida, o contato com o controle de tráfego aéreo foi perdido.

A Direção Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA), órgão que regula o setor no país, já iniciou a investigação para apurar as causas do acidente.

Local da queda: a tragédia em Meghani Nagar

A aeronave caiu fora do perímetro do aeroporto, atingindo a densa área residencial de Meghani Nagar. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma enorme coluna de fumaça preta subindo da região.

Relatos indicam que um dos prédios atingidos pelos destroços em chamas era um albergue de médicos. A área foi isolada para o trabalho das equipes de emergência.

Vítimas e Passageiros a Bordo

O voo transportava 242 pessoas, sendo 230 passageiros e 12 tripulantes (dois pilotos e dez comissários). Entre os passageiros estavam 217 adultos e 11 crianças. As nacionalidades confirmadas até o momento são:

  • 169 cidadãos indianos
  • 53 britânicos
  • 7 portugueses
  • 1 canadense

A Air India ativou um centro de emergência para prestar suporte aos familiares das vítimas.

Resposta de emergência e investigação em andamento

O aeroporto de Ahmedabad (AMD) foi fechado, e todas as operações foram suspensas. O primeiro-ministro do estado de Gujarat ordenou a criação de um corredor verde para agilizar o transporte dos feridos de Meghani Nagar para os hospitais mais próximos.

Tanto a Air India quanto a Boeing, fabricante da aeronave, emitiram notas afirmando que estão cientes do acidente e trabalhando para reunir mais informações. O Ministro da Aviação da Índia, Kinjarapu Ram Mohan Naidu, afirmou que a situação está sendo “monitorada de perto”.

Perguntas Frequentes sobre o acidente em Ahmedabad

  • Qual avião caiu na Índia?
    Um Boeing 787-8 Dreamliner da Air India.
  • Qual era o número do voo?
    O voo era o AI171, com rota de Ahmedabad (AMD) para Londres (LGW).
  • Onde o avião caiu?
    A queda ocorreu no bairro residencial de Meghani Nagar, em Ahmedabad, Índia.
  • Há sobreviventes?
    O ministro da saúde da Índia confirmou “muitas” mortes, mas o número oficial de vítimas e sobreviventes ainda não foi divulgado.
Compartilhe este post
35Shares
Mission News Theme by Compete Themes.