Embora muitos conheçam a creatina pelo sucesso nos treinos, o que alguns não sabem é que esse suplemento tem mais benefícios, especialmente quando se trata do nosso cérebro. Assim, vamos além do mundo fitness para explorar como a creatina para o cérebro pode ser uma aliada e tanto, ajudando, até mesmo, a prevenir transtornos mentais.
O cérebro, com a sua rede de bilhões de neurônios, está constantemente ativo, realizando diversas tarefas essenciais.
Desde a regulação das funções autônomas, como a respiração e os batimentos cardíacos, até o processamento de informações complexas, cada pensamento, emoção e ação exigem energia. Essa busca por energia é vital para sustentar a cognição, a memória e até mesmo a capacidade de concentração.
Efeitos da creatina
Os efeitos da creatina no sistema nervoso central estão diretamente ligados ao seu papel vital em alimentar as células cerebrais. Em resumo, a creatina não apenas impulsiona os músculos, mas também energiza nosso centro de pensamento e processamento cognitivo.
A creatina melhora a função cognitiva, que é como a orquestração da mente, envolvendo diversas habilidades que nos permitem navegar pelo mundo de informações ao nosso redor. Desde a memória, que é como nosso arquivo mental, até a atenção, que nos permite focar em algo específico, a linguagem que usamos para nos expressar, até o raciocínio lógico que nos ajuda a tomar decisões sensatas. A função cognitiva é o maestro que mantém tudo em harmonia.
É o que nos permite pensar, raciocinar, lembrar, aprender, resolver problemas e estar cientes de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.
Agora, quando essa função é comprometida, seja por envelhecimento, doenças, lesões cerebrais ou outros fatores, as coisas podem ficar complicadas. É aí que entra a creatina, ela ajuda a manter o desempenho cognitivo afiado ao longo de toda a vida.
Propriedades antioxidantes
Possui propriedades antioxidantes ajudam a neutralizar o estresse oxidativo, um fator implicado no desenvolvimento de transtornos mentais. Ao combater os radicais livres, a creatina age preservando a integridade das células cerebrais.
A inflamação cerebral está associada a diversos transtornos mentais. Aqui, a creatina entra como uma defensora, reduzindo a resposta inflamatória no cérebro. Essa ação neuroprotetora não apenas preserva a saúde mental, mas também contribui para a resistência contra desafios emocionais.
Procure um nutricionista para saber a dosagem correta para seu consumo.
Lohara Scott
Nutricionista oncológica e esportiva funcional
Scott Nutri Store
Sua loja de suplementos