Last updated on 5 de julho de 2025
Um bebê de apenas dois meses morreu na madrugada deste sábado (28) no município de Demerval Lobão, que fica a 34 km de Teresina, no Piauí. A principal suspeita é que a criança tenha engasgado durante a amamentação.
Segundo o relato da mãe à Polícia Militar do Piauí (PMPI), ela estava amamentando o filho por volta das 4h da manhã, adormeceu e, ao acordar, encontrou o bebê já sem vida. A PMPI foi acionada por volta das 6h.
O Departamento de Polícia Científica (Depoc) foi chamado para iniciar os procedimentos de investigação no local. Após a perícia, o corpo do bebê foi removido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina para exames mais detalhados.
O que fazer em casos de engasgos com bebês
O engasgo é uma emergência que ocorre quando comida ou objetos desviam para o lugar errado durante a deglutição, e o organismo tenta expulsar esse corpo estranho. Em situações graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência. Ações rápidas são cruciais:
• Coloque o bebê de bruços sobre seu braço ou perna, virando a cabeça para baixo.
• Segure a boca do bebê semiaberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
• Dê batidas vigorosas nas costas para ajudar a expulsar o corpo estranho.
• Abra a boca da criança com um dedo e observe se há dificuldades para respirar ao virá-la de barriga para cima em seu braço.
• Se a dificuldade persistir, faça cinco compressões torácicas, posicionando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax por cinco vezes por cinco segundos.
• Tente visualizar e retirar o corpo estranho delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada do serviço de emergência.
O Ministério da Saúde ressalta que esses procedimentos são válidos apenas se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes necessitam de atendimento hospitalar imediato, e os primeiros socorros devem ser aplicados até que o atendimento especializado seja possível. O telefone para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todo o Brasil é o 192.

Leia também:
- Homem que agrediu bebê por confundi-lo com boneco ‘reborn’ é preso em Belo Horizonte
- Música para bebês: estudo comprova eficiência para acalmar e benefícios ao desenvolvimento
Com informações do g1/PI
Compartilhe este post
