Press "Enter" to skip to content

PRF resgata 35 aves silvestres de tráfico ilegal em Parnaíba, no litoral do Piauí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez nessa quinta-feira (10) uma importante operação e resgatou 35 aves silvestres nativas no Litoral do Piauí. Os agentes constataram o transporte irregular no Km 33 da BR 343, em Parnaíba.

A apreensão das aves silvestres em Parnaíba

Anunciantes Somos Noticia

Os policiais faziam uma fiscalização de rotina a um veículo de carga. Na cabine do caminhão, os policiais da PRF encontraram sete gaiolas contendo diversas espécies de aves da fauna brasileira. A ilegalidade foi imediatamente constatada. As aves, segundo os agentes, não tinham anilhas de identificação, “um indicativo claro de sua origem clandestina”, disse a PRF.

Leia também:

Enquanto os policiais interrogavam o motorista, ele confessou ter adquirido as aves no município de Nova Olinda, no estado do Maranhão, por um valor de R$ 10,00 cada uma. A PRF ressalta que a comercialização e o transporte de animais silvestres sem a devida autorização configuram um crime ambiental grave.

Diante dos fatos, as aves silvestres resgatadas em Parnaíba foram levadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Lá, os animais vão ter os cuidados necessários com o objetivo de, se possível, serem reintegrados à natureza. O motorista, por sua vez, foi enquadrado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata da prática de caça, perseguição ou utilização de espécimes da fauna silvestre sem permissão. O condutor vai responder administrativamente e criminalmente pela infração.

Aves silvestres Parnaíba - 35 aves resgatadas pela PRF em Parnaíba
Apreensão de aves silvestres, em Parnaíba | Foto: PRF
Compartilhe este post
0Shares