O Governo do Piauí, com o apoio da Prefeitura de Amarante, realizou a aula inaugural dos cursos de Corte e Costura e Cabeleireiro Básico, por meio do programa Qualifica Piauí. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), na Unidade Escolar Municipal Prefeito Helcias Lira, no bairro Areias.
Os cursos são uma iniciativa do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), e a execução tem ainda o apoio do deputado federal, Dr. Francisco Costa (PT), e da vereadora Mylana Vilarinho. O padre Francisco Ronaldo esteve na aula inaugural como apoiador da iniciativa, ocasião em que realizou um momento ecumêminco.
A coordenadora do Serviço de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lia Drummond, explicou a dinâmica de realização dos cursos. “Com a promoção desses cursos, estamos dando a oportunidade para a maioria dos alunos empreenderem e terem uma fonte de renda alternativa. Queremos que todos aproveitem esses 22 dias dos cursos com o mínimo possível de faltas.”
O programa Qualifica Piauí é executado nos municípios em parceria com as prefeituras, com foco na oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade social.
Os cursos são ministrados por meio de unidades móveis equipadas com salas de aula e laboratórios, que percorrem as diversas regiões do estado. A solenidade foi conduzida pela cerimonialista Arlenilsa Duarte.
O secretário municipal de Educação, Valmar Júnior, participou da aula inaugural. “A Secretaria Municipal de Educação está disponível, pois gosto muito dessas parcerias que promovem aprendizado para a nossa população. Espero que venham mais e mais oportunidades para Amarante”, pontuou
Durante a aula inaugural, o vereador Teinha da Pesca falou sobre a importância dos cursos em razão do incentivo ao empreendedorismo local. “Essa qualificação é muito importante, considerando que os cursos são excelentes, frutos dessa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Amarante para melhorar a qualidade de vida dos amarantinos.”
O secretário municipal de Assistência Social, Jailton da Silva (Espoleta), agradeceu ao Governo do Piauí e à Prefeitura de Amarante pela parceria. “Essas parcerias vão sempre acontecer, pois nos permitem ir em busca de qualificação para as pessoas para que elas possam se tornar cada vez mais independentes”, disse ele.
O objetivo do programa é promover a qualificação profissional, a geração de renda e a inclusão social dos cidadãos piauienses, ampliando as oportunidades de trabalho e emprego. Os cursos oferecidos no estado abrangem diversas áreas, como informática, beleza, gastronomia, artesanato, construção civil, entre outras.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post