Last updated on 30 de setembro de 2025
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou manhã desta quinta-feira (25) uma audiência pública para debater medidas de prevenção e combate aos incêndios em Amarante. O evento foi realizado às 09h30, na Câmara Municipal do município.
A realização da reunião, que partiu da Promotoria de Justiça de Amarante, segundo o promotor Afonso Aroldo, “justifica-se pela preocupação com o aumento significativo dos focos de incêndio e das práticas de queimadas”. Segundo ele, “tais ocorrências têm se intensificado durante os meses de estiagem em todo o Piauí, incluindo a região de Amarante”.
O Ministério Público informou ainda que essas práticas configuram potencial infração às legislações ambiental e penal vigentes, além de representarem riscos graves ao meio ambiente, à saúde pública, ao patrimônio público e privado, e à segurança da população.
Participantes da Audiência Pública
Participaram da Audiência Pública sobre os incêndios em Amarante o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Amarante, Clayton Francisco Queiroz Granja. A participação do secretário é considerada “fundamental” para que se estabeleçam políticas públicas eficazes de fiscalização, prevenção e conscientização da população sobre as práticas nocivas. Participaram também vereadores, secretários da gestão municipal, como também representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e da Câmara de Vereadores.
Fotos e vídeos: Leomar Duarte | Somos Notícia
