Como escolher a melhor atividade física para você?

Saúde

Praticar exercícios físicos passou a muito tempo a ser algo comum para todos. Seja em academias, nas quadras, nas ruas ou mesmo em casa, as pessoas têm se movimentado cada vez mais. Mas antes de escolher a modalidade para praticar, é preciso se informar sobre qual a atividade física ideal para você.

Os prós e os contras

Existem diversas opções de exercícios físicos, por isso pode ser confuso saber por onde começar. Leve primeiro em consideração sua personalidade e estilo de vida. Você acha que um treino em casa seria interessante, por exemplo? Talvez um esporte com outras pessoas possa te motivar. Já práticas que não requerem dia e hora específicos, como caminhada por exemplo, podem ser mais acessíveis para quem não tem tempo.

Portanto, analise as possibilidades de horários e locais para se exercitar. Se for jogar vôlei, por exemplo, veja onde seria possível, e quais horários disponíveis. Outras atividades em grupo, como a dança ou yoga, por exemplo, são realizadas em grupo e ao mesmo tempo individualmente. Por isso é interessante analisar suas possibilidades, afinal não é só sobre saúde mas também sobre qualidade de vida.

Também existem os fatores relacionados a sua saúde em si. A musculação, por exemplo, foca na resistência muscular. Enquanto isso, a corrida trabalha a parte cardiovascular, são sistemas diferentes, ou seja, são sistemas distintos. Por isso é muito importante fazer um check up antes de começar uma atividade física. Dessa forma você pode levar em consideração os resultados que obteve.

Existem também treinos complementares. Se você nada precisa também trabalhar a sua musculatura. Porém, se você não é fã de ir para a academia, pode tentar o pilates, por exemplo. Para saber qual a melhor combinação converse com seu médico e um preparador físico.

Cada exercício, um objetivo

Agora que já discutimos a importância de pensar na logística, vamos focar no propósito de cada exercício físico. Você pode escolher se exercitar para perder peso, melhorar sua saúde, ter mais disposição ou flexibilidade, etc. Talvez seja até uma junção de mais de um fator que fez com que buscasse se exercitar. Por isso é importante entender o que se pode esperar de cada tipo de atividade física.

Entre os exercícios de resistência muscular localizada é possível citar abdominais, flexão, polichinelo, dentre outros. A orientação do educador físico é muito importante na hora trabalhar esses diferentes grupos musculares. Além disso, esse tipo de treino também pode servir como complemento para quem pratica esportes.

Agora, se o seu foco é flexibilidade, pode tentar focar em alongamento, flexão, e ainda em práticas como ioga e pilates. Esse tipo de treino ensina os seus músculos a se esticarem e depois voltarem ao formato inicial. Sendo assim, ao ocorrer qualquer estiramento no dia a dia o seu corpo está preparado, e com isso tem menos chances de causar lesões.

A falta de flexibilidade faz com que seu corpo fique mais encurtado e rígido. Esse fator prejudica sua postura, pode causar dores e ainda limita seus movimentos. Portanto, exercícios dessa natureza podem ainda ajudar você a conseguir performar melhor outras atividades físicas.

Entre os mais conhecidos, estão os exercícios de resistência aeróbia, também conhecidos como exercícios aeróbicos. Estes se tratam daqueles movimentos rápidos e que demandam bastante energia. Eles  forçam o coração e os pulmões a realizarem um grande esforço. O resultado é o fortalecimento do músculo cardíaco. Entre os demais benefícios estão outros a redução da gordura corporal e consequente emagrecimento.

Ao praticar exercícios aeróbicos você deixa o coração resistente ao esforço. Assim, evita-se cansar com movimentos simples como subir alguns lances de escadas. Entre os exercícios aeróbicos, é possível destacar as caminhadas rápidas, corridas leves, natação, ciclismo, dentre outras atividades.

Já o treino de força se trata de um estímulo para levar o músculo à sua capacidade máxima para peso ou carga. Portanto, além de ser procurado por quem quer ganhar músculos, traz outros benefícios, como a solução dos problemas relacionados a dores articulares.

Outro benefício é a perda de peso, já que se o corpo tem a massa muscular desenvolvida, esse tecido vai consumir mais energia ou a gordura acumulada. Portanto, até mesmo quando a pessoa  está em repouso, seu organismo continua consumindo calorias em um ritmo acentuado. Além disso, existe ainda  aumento da densidade dos ossos, melhora na tonificação e firmeza dos músculos, redução no risco de diabetes, dentre outros resultados.

Saúde em primeiro lugar

Antes de praticar qualquer atividade física consulte um profissional de saúde. Veja se sua saúde está em dia e quais as orientações que podem ser oferecidas para você. Além disso, grande parte das academias e outros estabelecimentos voltados à práticas de atividades físicas, exigem um atestado médico. Dessa forma, você sabe exatamente em que área precisa focar, assim como os seus limites. Depois disso, é só escolher e aproveitar os resultados.

Compartilhe este post
Canal da Sorte Macedo Carnes Sabores da Terra Citopatologista Dra Josilene Ari Clinica Afonsinho Amarante Finsol Comercial Sousa Neto clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa