Press "Enter" to skip to content

Aprovado projeto de Ciro que agiliza conserto de produtos essenciais

Quem já teve um equipamento essencial no dia a dia que estragou, como um fogão, ou um computador utilizado para trabalho, sabe muito bem o transtorno que é para realizar o conserto. Muitas vezes o consumidor fica por semanas no prejuízo por causa da demora no reparo do produto pela assistência técnica.

Anunciantes Somos Noticia

Com uma proposta do senador Ciro Nogueira (Progressistas), essa situação está prestes a melhorar. O Senado Federal aprovou, na reunião desta terça-feira (17) da Comissão de Transparência, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), o PL 3256/2019, de autoria do senador, que define o que são produtos essenciais no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ciro lembrou que o CDC já determina o conserto ou troca imediata de produtos ditos essenciais em caso de problemas. No entanto, ressaltou o senador, o texto da lei não traz uma definição precisa sobre o que é um produto essencial. “Assim, na prática, as empresas demoram a consertar, enquanto o consumidor fica no prejuízo”, explicou.

A proposta classifica produto essencial como “aquele cuja demora para ser reparado prejudique significativamente as atividades diárias do consumidor e o atendimento de suas necessidades básicas”. Entram nessa lista itens como instrumentos de trabalho, equipamentos de auxílio à locomoção e itens destinados a atender pessoas com deficiência.

“Com isso, as empresas não vão mais poder fugir da responsabilidade de reparar esses produtos rapidamente”, argumentou Ciro. O PL 3256/2019 será agora analisado na Câmara dos Deputados e, quando aprovado, segue para sanção presidencial.

Compartilhe este post
0Shares

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.