A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novamente a comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint na sexta-feira (28), após um recurso apresentado pela Colgate. A decisão reverte a proibição anterior da venda do produto, que havia sido motivada por relatos de reações adversas de consumidores.
A proibição da venda do creme dental ocorreu devido a reclamações de consumidores que reportaram sintomas como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços que, em alguns casos, chegaram a dificultar a alimentação. As reações adversas foram relatadas após uma recente mudança na formulação do produto.
Segundo a Anvisa, a presença da substância fluoreto de estanho na formulação, conhecida por seus benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar relacionada às reações adversas. A agência informou que investigará a fórmula do produto para confirmar essa hipótese.
Apesar de liberar a venda do Colgate Total Clean Mint após o recurso da empresa, a Anvisa emitiu um alerta em relação ao produto. Agora, a Colgate deverá garantir que a embalagem do creme dental contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e as instruções de uso.
A Anvisa também recomendou que os consumidores observem atentamente quaisquer sinais de irritação e interrompam o uso do produto caso isso ocorra. Além disso, orientou os profissionais de saúde a monitorarem sinais de alterações bucais, informarem os pacientes sobre possíveis reações adversas e sugerirem alternativas para indivíduos sensíveis.
O processo administrativo referente ao caso continuará tramitando na agência.
Leia também:
- Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações
- Anvisa alerta para uso de creme dental com fluoreto de estanho
- Anvisa aprova novo tratamento para condição sanguínea rara

