São Francisco do Maranhão realizou um evento de grande relevância para o desenvolvimento pessoal e a autonomia, recebendo nessa sexta-feira (12) a filósofa e escritora Ana Kaline Barbosa. A palestrante abordou o tema “como ser senhor de si mesmo” na Câmara de Vereadores, que contou com a presença do prefeito Francisco do Posto e do vice-prefeito Francisco da Padaria. A iniciativa reforça a importância da reflexão e do autoconhecimento para os cidadãos franciscoenses.
A palestra de Ana Kaline Barbosa mergulhou na essência da responsabilidade individual, desafiando a plateia a questionar o papel de cada um na gestão da própria vida. A escritora enfatizou que a vida de cada pessoa é sua própria responsabilidade, e não de terceiros. “Você tira o poder das suas mãos, o poder de resolver a sua própria vida. Sim, porque a sua vida é responsabilidade sua, de mais ninguém”, destacou a filósofa, apontando para a perigosa tendência de ceder a outros o controle sobre as próprias escolhas e decisões.
Durante sua apresentação, a filósofa e escritora instigou a audiência a uma profunda autoanálise. Ela provocou reflexões sobre a tendência humana de buscar culpados e a comodidade de não assumir os próprios “BOs”. A autora ressaltou que, embora seja difícil, “abrir os olhos, pensar, decidir pela própria cabeça, nunca é fácil e dá medo, porque colocar a culpa no outro é muito mais satisfatório”. No entanto, alertou que essa postura concede um poder gigantesco ao outro para gerir a vida do indivíduo, impedindo-o de descobrir seu próprio potencial.
Ana Kaline também abordou a importância dos mentores e mestres, mas com uma ressalva crucial. Inspirando-se em Isaac Newton, que afirmou ter “visto o que viu porque estava no ombro de gigantes”, a escritora defendeu o uso do conhecimento pré-existente para construir saberes próprios. Ela salientou que aprender e pedir ajuda é fundamental, mas o problema reside em se acomodar e esperar que outros resolvam a sua vida. “Não tem nenhum problema aprender ou pedir ajuda a outras pessoas. O problema é quando você acha que o outro tem obrigação de te ajudar, ou obrigação de gerir a tua vida e você se acomoda e não sai do lugar”, frisou.
A Jornada para a Autonomia e o ‘Agora’
A filósofa explicou que a mediocridade, no sentido de se aquietar e não buscar a renovação, é uma escolha. Contudo, ela alertou que culpar “Deus e o mundo” por não ter alcançado objetivos no futuro, por falta de ação no presente, é inaceitável. “A culpa é sua”, afirmou com firmeza, reconhecendo a rudeza da verdade, mas justificando que o filósofo tem a missão de “dar uma chacoalhada de vez em quando” para o despertar da consciência.
Sobre Ana Kaline Barbosa
Nascida em Teresina, Ana Kaline Barbosa é uma amante dos livros e da escrita. Agora, como Bacharel em Direito, Especialista em Pericia Criminal, Especialista em Docência Superior, Criminóloga em formação, Filosofa e Doutora HC em Filosofia, usa OS conhecimentos adquiridos ao longo da existência para dar vida aos seus textos. orientar profissionais da área investigativa e jurídica e para se consagrar como Mentora, Palestrante e Escritora.
Colaboração: Vando Clepi:

Be First to Comment