A população de Amarante passa a ter acesso a atendimento médico gratuito em diversas especialidades através do Projeto TeleNordeste. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Amarante, o Ministério da Saúde e a CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), oferece consultas com especialistas via telemedicina, sem necessidade de deslocamento para outras cidades. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (08) em rede social.
As especialidades disponíveis no projeto são:
- Cardiologia (adulto e pediátrico);
- Cuidados Paliativos;
- Dermatologia;
- Endocrinologia;
- Geriatria;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Hematologia;
- Infectologia;
- Neurologia (adulto e pediátrico);
- Nutrição;
- Pediatria;
- Pneumologia;
- Reumatologia;
- Psiquiatria (adulto e pediátrico).
Como funciona:
Para agendar uma consulta, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Na UBS, um profissional de saúde irá avaliar a necessidade da consulta e realizar o agendamento com o especialista. A consulta será realizada por videochamada, em um ambiente reservado na UBS, com acompanhamento de um profissional de saúde.
Benefícios:
A telemedicina oferece diversos benefícios para a população, como:
- Acesso a atendimento especializado: A telemedicina permite que a população de Amarante tenha acesso a especialistas que não estão disponíveis na cidade, como cardiologistas e neurologistas.
- Redução do tempo de espera: O agendamento de consultas por telemedicina é mais rápido do que o agendamento de consultas presenciais, diminuindo o tempo de espera pelo atendimento.
- Economia de recursos: A telemedicina evita o deslocamento dos pacientes para outras cidades para receber atendimento médico, o que gera economia de tempo e dinheiro.
A Prefeitura Municipal de Amarante assegura que qualquer dúvida, o paciente pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Compartilhe este post