Um imbróglio familiar envolvendo o cantor Amado Batista ganhou novos contornos com a busca de uma mulher por reconhecimento de paternidade na justiça. Joyce Silva, de 41 anos, moradora de Balneário Arroio do Silva (SC), alega ser filha do artista e o exame de DNA é considerado crucial para o tratamento de sua neta, Emily, de 16 anos, portadora de uma grave e rara doença genética.
A história, segundo Joyce, remonta a 1983, quando sua mãe, Gilmara, teria tido um encontro íntimo com Amado Batista em Porto Alegre (RS), após conhecê-lo em uma visita a uma rádio. Desse encontro, teria resultado a gravidez de Joyce.
O ponto central da urgência do teste de DNA reside na condição de saúde de Emily. A adolescente foi diagnosticada com Síndrome de Li-Fraumeni, uma mutação genética que eleva significativamente os riscos de desenvolvimento de câncer, além de já ter enfrentado complicações como paralisia cerebral e meningite. De acordo com a família, o mapeamento genético dos avós, incluindo o suposto avô Amado Batista, é fundamental para direcionar e otimizar o tratamento da jovem.
Em busca de respostas, Joyce ingressou com um processo judicial em outubro de 2023 para a realização do teste de DNA. Um primeiro exame chegou a ser realizado e teve resultado negativo. Contudo, Joyce contesta a validade do procedimento, alegando irregularidades. Diante da contestação, a justiça do Rio Grande do Sul autorizou a realização de uma contraprova, um novo exame de DNA, mas a família relata dificuldades em contatar o cantor para a coleta.
O advogado de Joyce esclarece que, caso Amado Batista se recuse a realizar o novo exame, a justiça pode, com base no conjunto probatório apresentado, declarar a paternidade. Ele ressalta que o objetivo principal da ação não é financeiro ou indenizatório. Por sua vez, o advogado de Amado Batista sustenta que não houve qualquer irregularidade no primeiro exame que apontou resultado negativo e afirma que o cantor está disposto a realizar um novo teste, desde que haja uma determinação judicial para tal.
Enquanto aguarda os próximos passos da justiça, Joyce Silva aponta semelhanças físicas com o cantor e reforça que sua principal motivação é a saúde de sua filha, Emily.
Leia também:
- Show de Amado Batista finaliza comemorações dos 101 anos de São Francisco do MA com grande público
- Programação do aniversário de São Francisco do MA: Shows com Amado Batista, Isadora Pompeo e mais



