HISTÓRIA EM DESENVOLVIMENTOHISTÓRIA EM DESENVOLVIMENTO,
O Pacific Tsunami Warning Center disse que ondas de até 3 metros (10 pés) são possíveis para Vanuatu.
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Oceano Pacífico a sudeste da Nova Caledônia, provocando um alerta de tsunami, disseram agências de monitoramento dos EUA.
O terremoto foi detectado a uma profundidade de 37 km (23 milhas), disse o Serviço Geológico dos EUA na sexta-feira.
“Com base nos parâmetros preliminares do terremoto, ondas perigosas de tsunami são possíveis para costas dentro de 1.000 km (620 milhas) do epicentro do terremoto”, disse o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico em um boletim.
Ele instou as pessoas em áreas costeiras ameaçadas a ficarem alertas.
O Pacific Tsunami Warning Center disse que ondas de até 3 metros (10 pés) acima das marés são possíveis para Vanuatu.
Ondas menores foram possíveis para Fiji, Nova Caledônia, Kiribati e Nova Zelândia.
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu disse que um terremoto de tal magnitude tem o potencial de causar “ondas de tsunami destrutivas” entre um e três metros que podem atingir o litoral de Vanuatu.
O Gabinete Nacional de Gestão de Desastres aconselhou as pessoas a “tomarem as medidas adequadas e de precaução, incluindo a “evacuação imediata das zonas costeiras para terrenos mais elevados”, de acordo com um boletim informativo no site do departamento.
O Bureau of Meteorology da Austrália disse que não há ameaça de tsunami na Austrália continental, mas a Ilha Lord Howe – localizada a 780 km (421 milhas náuticas) a nordeste de Sydney, no Mar da Tasmânia – está sob alerta de ameaça.
#LordHoweIsland sob #Tsunami Aviso ao ambiente marinho após magnitude 7,7 #terremoto perto do sudeste das Ilhas Loyalty. Nenhuma ameaça para a Austrália continental. Onda de tsunami de 8 cm observada na Nova Caledônia. Últimas informações aqui: https://t.co/Tynv3ZQpEq. pic.twitter.com/nvK3yXbDXx
— Bureau of Meteorology, Austrália (@BOM_au) 19 de maio de 2023
A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia disse que ainda está avaliando o potencial de um tsunami.
Mais a seguir em breve:
Com informações do site Al Jazeera