Last updated on 1 de setembro de 2025
– Tópicos –
Caminhada Rompendo o Silêncio
A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou na tarde de quinta-feira (28) a caminhada Rompendo o Silêncio, parte das ações do Agosto Lilás. O evento mobilizou a população no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, com um percurso que começou na Casa da Mulher Amarantina e seguiu até o Mirante do Poeta.
Agosto Lilás: Conscientização e Direitos Femininos
Organizada pela Casa da Mulher Amarantina, a iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre o fim do feminicídio e da violência contra as mulheres. Durante todo o mês de agosto, ações foram realizadas aos finais de semana para reforçar os direitos femininos e incentivar a luta contra a violência.
A secretária municipal da Mulher, Ana Célia, destacou que a caminhada “Rompendo o Silêncio” é um importante passo na luta contra a violência contra as mulheres. “Estamos unindo forças para romper o silêncio e garantir que Amarante seja um lugar seguro e digno para todas as mulheres”, afirmou.
Nilda Soares, do Quilombo Periperi, destacou a importância de conscientizar os homens, ressaltando que as mulheres desejam viver em liberdade. “É um evento que a gente quer conscientizar os homens em especial, dizendo a eles que a gente é mulher, que a gente é parte desse Brasil e parte desse mundo. Nós queremos viver, criar nossos filhos e também ser parte de um Brasil e de um mundo livre.”
Leia também:
- Prefeitura de Amarante convida agentes culturais para Escuta Pública no dia 29
- Durante Famtour, SINGCTUR-PI confirma apoio ao turismo sustentável em Amarante
- Escritora Sônia Setúbal lança livro que reconta a trajetória de intendentes e prefeitos de Amarante
- Primeiro Famtour transforma Amarante em destino cultural e turístico; entenda
Participação de Autoridades e Palestra Especial
A caminhada contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito Professor Adriano, a secretária municipal de Mulher, Ana Célia, vereadores – a exemplo da legisladora Mylana Vilarinho, secretários e assessores da gestão municipal, como também o tenente-coronel, Cledson Queiroz, e a delegada aposentada Vilma Alves. A delegada Vilma, pioneira ao comandar a Delegacia da Mulher no Piauí, palestrou sobre os direitos das mulheres e alertou que, mesmo com avanços legais como a Lei Maria da Penha e a Constituição de 1988, muitas mulheres ainda sofrem agressões e assassinatos.
“A mulher é livre. Ela vai ficar onde ela quer, ela tem dignidade que a mulher não tinha e a mulher tem outro direito que é o direito ao respeito”, disse a delegada.
Vilma enfatizou que a mulher não é objeto de submissão e possui direitos fundamentais, como liberdade, dignidade e respeito. Ela incentivou as mulheres a se apoiarem mutuamente e a exigirem respeito dos homens machistas, lembrando que elas são cidadãs e donas de si próprias.
O Papel da Secretaria Municipal da Mulher
O prefeito Professor Adriano celebrou a realização da caminhada e destacou o trabalho da Secretaria Municipal da Mulher, que oferece serviços de assistência jurídica, psicológica, social e cursos profissionalizantes. Ele ressaltou que a Casa da Mulher Amarantina é um espaço seguro para acolhimento e assistência sigilosa em casos de violência doméstica, com profissionais especializados, como advogadas, psicólogas e assistentes sociais.
“A caminhada foi muito importante porque, através dela, vários temas foram debatidos, incluindo uma palestra muito bem proferida pela delegada Vilma, conscientizando a mulher amarantina sobre os seus direitos”, disse o prefeito ao Somos Notícia.
Canais de denúncia disponíveis
Para as vítimas de violência, a delegada Vilma Alves reforçou a existência do Disque 180, um canal nacional de denúncias que atende em todo o Brasil, incluindo o Piauí. Ao ligar, as mulheres podem solicitar medidas protetivas, como o afastamento do agressor de casa. Vilma incentivou as mulheres a terem coragem e a não terem medo, lembrando que elas têm o direito de viver em segurança e serem tratadas com respeito.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
