A data do dia 4 de outubro para realização das eleições municipais de 2020 já parece ser incerta. Políticos pensam em defender uma nova data para o calendário eleitoral. O motivo: o avanço de casos do coronavírus nos estados do Brasil.
No último dia 19 de março, quinta-feira, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teriam recusado um primeiro pedido deste tipo, o que precisaria de aprovação do Congresso Nacional.
A possibilidade de adiamento tem discussão ampliada nos bastidores. Ministros pensam em adiar pelo menos parte do cronograma do pleito. A informação é da BBC News.
O ministro Luís Roberto Barroso, em conversa com o ministro da Saúde – Luiz Henrique Mandetta, teria questionado sobre a necessidade de postergar a votação por conta do novo coronavírus.
A conversa foi rápida, portanto, sem um devido posicionamento de Mandetta sobre o assunto. A conversa foi na segunda-feira (16), quando o ministro da Saude participou de uma reunião sobre a pandemia no Supremo Tribunal Federal (STR).
Mandetta teria sinalizado que o momento é de aguardar três ou quatro semanas, antes de um posicionamento decisivo sobre o adiamento das eleições. O ministro Barroso deve assumir a Presidência do TSE no final do mês de maio, devendo comandar a corte doruante as eleições deste ano.
Compartilhe este post