Fazer uma busca por si mesmo na internet pode fazer soar o alarme: fotos antigas de si mesmo, informações de contas, de serviços que foram abertos anos atrás e dos quais não havia mais registro, comentários perdidos em blogs… Internet não esquecer e uma vez que algo é publicado, o controle da informação é completamente perdido. Por outro lado, as circunstâncias pessoais e profissionais mudam, e essa informação descontrolada na web pode ser uma faca de dois gumes. Os candidatos políticos sabem bem disso, quando uma revisão e um conteúdo limpo são necessários tempo esgotado.
É cada vez mais comum alguém querer sumir completamente da rede, de forma que ao digitar seu nome não apareça absolutamente nada. Pode ser devido a uma súbita consciência de privacidade ou questões trabalhistas, mas você está tentando remover suas informações pessoais da Internet. Embora… É realmente bom que não haja vestígios de um na internet? “Hoje, não ter uma pegada digital é contraproducente e isso gera uma certa desconfiança”, explica Daniel López, CEO e cofundador da Você me esquece, uma plataforma dedicada a gerenciar a privacidade do usuário na internet. Este especialista recomenda “gerenciar nossos eus digitais” para que as informações disponíveis on-line sejam consistentes com o perfil da pessoa “e inspirem essa confiança”.
É possível desaparecer completamente da internet? “Eu diria que não”, explica Alejandro Abascal, fundador da Remover grupo, empresa dedicada justamente a apagar informações pessoais da web. “Existem muitos ambientes na Internet que são impossíveis de controlar, como o teia escura“, Adicionar. No entanto, você pode remover “a grande maioria do tráfego” relacionado a você; Nesse sentido, este especialista afirma que a “nova legislação a nível europeu” que está a evoluir para responder a esta necessidade, como “o direito ao esquecimento, o direito à honra na Internet ou a lei de proteção de dados”. Esta legislação protege o cidadão “a não ser que seja pessoa notória de interesse público, caso em que conflita com a liberdade de informação”.
Neste segundo caso, a linha que separa o direito à privacidade e o direito à informação é muito tênue e passível de interpretação, o que gera “uma polêmica importante, gerando um dos grandes debates”, diz o especialista, em matéria de privacidade.
Excluir contas inativas
Para deletar todos os rastros da rede, deve-se começar pelo mais simples: deletar as contas inativas dos serviços que não são utilizados. Infelizmente, e a menos que se guarde um registro detalhado de tudo, a única maneira de trazer à tona essas páginas é fazer sua própria pesquisa no Google para descobrir o rastro de nossa presença na rede. A má notícia é que nem sempre é fácil remover informações pessoais e, de fato, existem alguns sites que tornam quase impossível removê-las.
o diretório on-line JustDelete.me apresenta as instruções de exclusão de informações dos principais sites, juntamente com um curioso semáforo indicando seu nível de dificuldade. Conforme já adiantamos, alguns deles apresentam-se com o sinal de “impossível” devido à quantidade de dificuldades apresentadas pelo prestador de serviço.
Excluir perfis nas redes sociais
As redes sociais se tornaram um grande repositório de informações pessoais, onde, com um pouco de tempo e paciência, você pode traçar um perfil da pessoa e sua atividade simplesmente encadeando suas postagens. Qualquer pessoa que deseje ser excluída online e controlar suas informações deve considerar a exclusão completa de suas contas. O Facebook estava no olho do furacão e foi alvo de uma campanha que convidava seus usuários a deletar suas contas, devido ao violação maciça de dados que ocorreu no caso Cambridge Analytica.
O grande problema é que não só as informações que são publicadas nas redes oferecem grandes informações pessoais sobre o usuário das mesmas, como também nunca são apagadas. “Nossa memória continuará presente quando morrermos”, adverte Daniel López, “e é essencial administrar essas redes, eliminando aquelas que estão em desuso ou que não nos representam”.
Solicitar remoção
Regras de imediatismo na Internet: você se inscreve em um serviço e desfruta dele instantaneamente. A mesma coisa acontece quando você deseja cancelar a inscrição? Vai depender do serviço, mas a resposta geral é não. E fazer o contrário é, se não tortuoso, impossível em alguns casos. Mas não há outra escolha a não ser passar por isso. A primeira coisa que alguém que deseja desaparecer completamente da Internet (ou pelo menos ser irrelevante para os mecanismos de pesquisa) deve fazer uma pesquisa no Google por si mesmo e apontar para os sites onde eles aparecem.
O melhor nesses casos é usar um serviço de armazenamento de hiperlinks como Bolso o Instapaper onde armazenar os diferentes sites em que aparece o nosso nome. Para qual propósito? Para solicitar um a um a exclusão de dados. Os provedores de serviços “têm um prazo de trinta dias” para resolver uma demanda de exclusão de dados, como aponta Alejandro Abascal, “se for uma plataforma grande, há quinze dias a mais do prazo de resposta”.
Caso não haja resposta dos serviços que hospedam nossas informações pessoais, o próximo passo é “solicitar a remoção dos próprios buscadores”, recomenda Abascal. Se a torneira da água for fechada, a inundação termina, embora não seja mesmo: “Os motores de busca só têm a obrigação de eliminar o nome”, com o qual fotos, vídeos e outras memórias ficarão visíveis e nos servidores das empresas que negam conta eliminação.
“Sabotagem” aqueles que se recusam
Como já referimos anteriormente, os serviços nem sempre respondem ao pedido de eliminação dos dados, pelo que toda a informação do utilizador fica visível na rede de forma quase permanente. Nesse caso, a máxima “se você não pode vencer o inimigo, junte-se a ele” se aplica em toda a sua extensão: o próximo objetivo será confundir os buscadores usando seus próprios truques. No que é conhecido como infossuicídioa próxima coisa que um usuário desesperado pode fazer é encher a web com referências vazias.
Como? Criar páginas com o nome de uma com conteúdo neutro, que não comprometa e nem forneça informações. Como solução alternativa, também serve para modificar nosso nome e torná-lo ininteligível em serviços rebeldes que negam o direito de desaparecimento do usuário.
você pode seguir O PAÍS Tecnologia em Facebook y Twitter ou cadastre-se aqui para receber nossos newsletter semanal.
Fonte:EL Pais / Tecnología
Compartilhe este post