A tropa da 2ª Cia, representantes da Câmara de Vereadores, do Judiciário, do Ministério Público e da sociedade civil deram as boas-vindas ao capitão Juvenilton Pessoa, que foi empossado na manhã desta quinta-feira (7) ao comando da 2ª Cia, em Regeneração.
O momento solene aconteceu na sede do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com a presença do tenente-coronel Cordeiro – comandante do 18º BPM, do juiz da Comarca de Regeneração – Alberto Franklin, da promotora Valesca Caland, do gerente do Banco do Brasil – Marcelo, e dos vereadores Ciríaco Araújo e Jardelina Moreira.
A posse aconteceu com base na portaria 066, de 29 de janeiro de 2019, expedida pelo comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho Melo. No comando da 2ª Cia, capitão Juvenilton Pessoa assume a função antes ocupada pelo então comandante Lucenildo Santos.
O vereador Ciríaco Araújo falou sobre a redução da criminalidade no município. “Como representante do Poder Legislativo, eu quero dar as boas-vindas ao novo comandante, capitão Juvenilton. A violência em nossa cidade diminui a cada dia, graças ao trabalho de todos da Polícia Militar, que tem o objetivo de salvaguardar o nosso território pátrio, e a gente agradece de coração.”
“A tropa da 2ª Cia está muito satisfeita com o novo comandante porque conhecemos o trabalho dele, que é muito bem feito e voltado à segurança da população. A gente tem certeza que a vinda dele só vai abrilhantar o trabalho da Força Tática”, considerou o soldado Vilarinho.
“Hoje estamos tendo o privilégio de apresentar o capitão Juvenilton como novo comandante da 2ª Cia, uma pessoa totalmente compromissada com a instituição militar e com a sociedade”, afirmou o cabo Giordano – da Força Tática.
O juiz da Comarca de Regeneração Alberto Franklin, falou da sua satisfação na realização do momento solene de posse.Ele considerou o ato como um engrandecimento da Polícia Militar.
“Tenho grande satisfação em estar nesse momento solene. Os militares que trabalham comigo sabem do apoio que dou e da firmeza que tenho em relação à Polícia Militar. Quando o cidadão sofre na rua, a quem ele primeiro procura é o policial militar. O policial deve ser honrado. Eu não aceito e nem admito que o policial militar seja desonrado. Nossa satifação é de ver o engrandecimento da Polícia Militar”, disse ele.
Em entrevista ao Somos Notícia, o tenente-coronel falou da importância da nomeação para a região da 2ª Cia. “Estou triste por estar perdendo um capitão da minha confiança em Água Branca, mas estou feliz porque ele vai mostrar trabalho e empenho a Regeneração e região.”
O novo comandante
Juvenilton Pessoa nasceu no dia 3 de maio de 1970, em Elesbão Veloso. Ele ingressou na Polícia Militar como 3º sargento em 1994, foi promovido a 2º sargento em junho de 2005, e em junho de 2008 foi promovido a 1º sargento, a subtenente em junho de 2012, ao posto de 2º tenente em abril de 2015, ao posto de 1º tenente em novembro de 2016 e ao posto de capitão em novembro de 2018. O novo comandante é possuidor do curso de licenciatura plena em Pedagogia, com inclusão de Teologia, além de cursos militares no BOPE em 2009, cursos de Polícia Comunitária em 2010. Foi também instrutor no Proerd em 2013, e reslizou curso de Força Tática em 2013, tendo sido delegado de polícia em Barro Duro e Passagem Franca, nos anos de 2000 e 2010; atualmente Juvenilton é comandante da 1ª e 2ª Cia do 18º BPM de Regeneração com suporte a cinco municípios do Médio Parnaíba.
Fotos: Leomar Duarte e Gisele Duarte
Vídeos: Leomar Duarte