Zelensky viajará ao Japão para o G7, em busca de armas e ajuda, dizem autoridades

Zelensky viajará ao Japão para o G7, em busca de armas e ajuda, dizem autoridades

Internacional

O presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, está programado para comparecer pessoalmente à cúpula do Grupo dos 7 em Hiroshima, Japão, neste fim de semana, disse uma autoridade ucraniana, fazendo uma viagem do outro lado do mundo enquanto tenta obter compromissos para a continuação de armas e ajuda do democracias mais ricas do mundo.

Não ficou claro quando Zelensky chegaria ao Japão. Os detalhes de sua viagem foram mantidos vagos e guardados de perto por razões de segurança. Mas os líderes reunidos em Hiroshima – que incluem o presidente Biden e seus colegas do Japão, Canadá, Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália – falarão nos próximos três dias sobre todas as dimensões da guerra da Rússia na Ucrânia. Eles provavelmente discutirão a aplicação de sanções, se devem fornecer caças F-16 a Kiev e a possibilidade de negociações sobre um armistício ou tratado de paz.

Oleksii Danilov, chefe do conselho de defesa nacional da Ucrânia, anunciou a viagem de Zelensky na televisão nacional após as notícias de sua presença.

“Coisas muito importantes serão feitas lá, portanto a presença física de nosso presidente é importante para defender nossos interesses”, disse Danilov. “Fornecer propostas claras e argumentos claros sobre os eventos que ocorrem no território de nosso país.”

Na semana passada, Zelensky visitou a Grã-Bretanha e outras nações européias. Ele está disposto a viajar para fora de Kiev em parte para demonstrar que confia na estabilidade de seu próprio governo. Não houve esforços conhecidos dos russos para interferir em suas viagens.

Se o Sr. Zelensky chegar a Hiroshima como esperado, ele quase certamente terá uma reunião individual com o Sr. Biden. Os líderes da Índia, Brasil e outras nações que têm relutado em apoiar a Ucrânia também estão na reunião, como observadores, e a presença de Zelensky pode tornar mais difícil para eles manterem essa posição, disseram várias autoridades.

A notícia da esperada viagem do Sr. Zelensky ao Japão foi relatado anteriormente pelo Financial Times e outros meios de comunicação. A mídia noticiosa ucraniana e japonesa havia sugerido anteriormente que ele se juntaria à cúpula do G7 virtualmente.

Com sua iminente contra-ofensiva contra as forças russas, a Ucrânia espera virar a maré de um conflito que nos últimos meses se transformou em uma batalha desgastante e desgastante com poucos movimentos. Zelensky fará seu apelo tendo como pano de fundo uma cidade que se destaca como um lembrete dos custos catastróficos da guerra.

“Temos a tarefa de manter o ímpeto de apoio internacional e comunicação para a Ucrânia”, disse Zelensky. disse em seu discurso noturno na quinta-feira. “Tenho certeza de que cumpriremos essa tarefa.”


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa